Dia 22 de agosto acontece o 4º Seminário de Diversidade Sexual

09/07/2013 por: sindiupes

No dia 22 de agosto/2013, acontecerá o 4º Seminário de Educação e Diversidade Sexual: Laicidade e Religião na Escola Pública. O seminário ocorrerá no auditório do SEST/SENAT, em Itacibá, no trevo de Alto Lage, com início previsto para às 7 horas e encerramento às 18 horas.

A mobilização por uma Educação de qualidade, democrática, pública, gratuita e verdadeiramente inclusiva; sem lesbo/homo/bi/transfobia tem sido uma das bandeiras levantadas pelo SINDIUPES. Defender uma escola que seja inclusiva e sem preconceitos a alunos/as e docentes LGBT tem sido uma bandeira de luta deste sindicato que tem 25 mil sindicalizados/as e trabalha para uma base de 90 mil educadores/as.
Em virtude do extraordinário sucesso ocorrido nos seminários anteriores, o Coletivo de Diversidade Sexual está preparando 4º Seminário Estadual de Educação e Diversidade Sexual como o tema Laicidade e Religião na Escola Pública, seguindo a política de trabalho da IE – Internacional de La Educación e da CNTE – Confederação Nacional dos/as Trabalhadores/as em Educação.
A pesquisa FIPE/ INEP de 2009 concluiu que a discriminação é uma forte causa de baixo rendimento nos sistemas de avaliação. Desta forma conclui-se que espaços onde impera a discriminação, a aprendizagem é prejudicada. Para transformação dessa realidade negativa, é necessário educadores/as bem preparados/as para a discussão cuidadosa, ética e responsável sobre direitos humanos e cidadania LGBT.
O MEC tem trabalhado a partir das Diretrizes Curriculares de Educação em Direitos Humanos, e nós educadores capixabas, precisamos estar incluídos, atentos e preparados para essa discussão. O Espírito Santo também está discutindo o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, Plano Estadual em Direitos Humanos e o Espírito Santo Sem Homofobia.
O Coletivo Estadual de Diversidade Sexual – SINDIUPES , cumprindo com um de seus objetivos de combater a homofobia no espaço escolar; propõe esse seminário para que a escola pública reflita sobre como superar o desafio que representa o preconceito e encontre alternativa para avançar na direção de uma educação que de fato seja laica, democrática, pública, gratuita, e verdadeiramente inclusiva.
Serviço:
4º Seminário Estadual de Educação e Diversidade Sexual: Laicidade e Religião na Escola Publica
Dia: 22 de agosto de 2013
Local: Sest/Senat – Cariacica/ES
Horário: de 7h às 19h
Inscrições gratuitas e limitadas. Solicite suas inscrição exclusivamente pelo e-mail: sindiupes.diversidadesexual@bol.com.br
Público alvo: Gestores/as, Coordenadores/as, Pedagogos/as, Professores/as, Funcionários/as de escola e militantes de direitos humanos com recorte LGBT.
Histórico – O 4º Seminário é organizado e coordenado pelo Coletivo de Diversidade Sexual do SINDIUPES, que foi criado em julho de 2010, durante o seminário Educação e Diversidade Sexual: Desafios e Perspectivas. Um importante espaço de diálogo, avaliação e proposições, com significativas ações de construção de políticas educacionais visando uma educação pública inclusiva e sem homofobia. O Coletivo conta com a parceria de entidades estaduais de direitos humanos e cidadania LGBT e apoio da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE).
Temas já discutidos:

1º Seminário – Educação e Diversidade Sexual: Desafios e Perspectivas – 2010
2º Seminário – Por uma nova Proposta Pedagógica – 2011
3º Seminário – Rompendo Silêncios e Construindo Diálogos – 2012

Acompanhe aqui a programação do 4º Seminário de Educação e Diversidade Sexual: Laicidade e Religião.

Veja folder do evento:

folder2

Baixe aqui outras peças do seminário:

Cartaz.pdf

Adesivo.pdf