Abertas inscrições para Seminário de Segurança e Saúde nas Escolas

05/10/2017 por: Comunicação Sindiupes

O SINDIUPES convida os/as trabalhadores/as em educação para o 2º Seminário de Segurança e Saúde nas Escolas que será realizado em 10 de outubro – Dia Nacional de Segurança nas Escolas. São oferecidas 90 vagas e a inscrição é gratuita.

O Seminário é uma realização da Fundacentro com parceria do SINDIUPES. O objetivo é discutir aspectos de segurança e saúde dos trabalhadores/as do setor da Educação e indicar formas de controle de riscos.

O evento acontecerá de 8h às 16h30, no auditório da Fundacentro-ES, localizado à rua Cândido Ramos, nº30, bairro Jardim da Penha, Vitória/ES. O prédio fica em frente à praia de Camburi, ao lado do Clube dos Oficiais, próximo ao Banco Itaú.

A inscrição pode ser feita no site da Fundacentro. Mais informações pelo telefone (27) 3315-0040 Ramal 22.

Clique aqui  e confira a programação do Seminário

Dia Nacional

A Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012 instituiu 10 de Outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, ou seja, estabeleceu um dia a ser dedicado ao tratamento dessa temática no ambiente escolar. A data foi criada para promover essa aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador.

Seu surgimento resultou de um ato de cidadania que partiu de profissional da área, um técnico de segurança do trabalho que passou a desenvolver voluntariamente ações educativas de cunho preventivo em escolas do Rio de Janeiro. Com base nessa experiência, ele elaborou e encaminhou ao Senado o projeto de lei que resultou na instituição de um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas.

Segundo dados da Previdência Social, o número de acidentes de trabalho registrados no Brasil aumentou de 709.474 casos em 2010 para 711.164 em 2011. Na composição desses números há um enorme contingente de óbitos (2.884 registrados em 2011) e aumento na incidência de casos envolvendo pessoas de até 19 anos (passou de 22.971 em 2010 para 23.850 em 2011, aproximadamente 66 casos por dia).

Esses dados, por si só, mostram o quanto é importante que a problemática da segurança e saúde do trabalhador não se restrinja ao mundo do trabalho, mas passe a ser incorporada o mais cedo possível no cotidiano dos nossos alunos, por meio de palestras, visitações em empresas e atividades em sala de aula sobre essa temática.

Fonte: Cartilha do Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas.