Altas notas da Educação no ES refletem a determinação de educadores/as

03/09/2018 por: Comunicação Sindiupes

Fonte: Arquivo

A Educação no Espírito Santo ganhou, recentemente, destaque nacional em razão da divulgação de importantes índices de avaliação do desempenho dos estudantes.

O Ensino Médio da Rede Pública Estadual registra as melhores notas nas disciplinas de Matemática e Português e o Estado tem o maior Ideb do Brasil também no Ensino Médio.

De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Rede Púbica Estadual obteve as maiores notas do país nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, 276.7 e 281.1, respectivamente.

São dados  da edição 2017 do Saeb, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Em relação ao Ideb-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ensino Médio no Espírito Santo registrou a média de 4,4, considerando escolas públicas e particulares, sendo o maior índice no país. Considerando apenas escolas públicas, o Estado obteve o 2º melhor Ideb – 4,1 -, ficando atrás do estado de Goiás.

Mas qual a explicação para esse alto desempenho?

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES considera esses índices como resultado da determinação, persistência e dedicação dos/as profissionais da Educação no Espírito Santo, que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no exercício da profissão, contribuem de forma decisiva para a melhoria da qualidade do ensino.

Mesmo com o alto desempenho, o Espírito Santo ainda não conseguiu atingir a meta definida pelo MEC que é de 5,1 (escolas públicas e particulares) e de 4,4 para escolas públicas. Ou seja, todos esses dados reforçam a importância das lutas do SINDIUPES e da categoria em defesa de políticas públicas para ampliar os investimentos no setor e garantir melhores salários e condições de trabalho, buscando elevar o desempenho dos estudantes em todos os níveis da Educação Básica.

Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas, em larga escala, que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

A prova, que existe desde 1995, é aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para todos os estudantes do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e do 3º do médio da rede pública.

Ideb
É um índice que combina notas do Saeb e as taxas de aprovação das escolas e redes. Tanto a avaliação quanto o índice são produzidos a cada dois anos. Os últimos dados disponíveis eram os de 2015.