Conquista: SINDIUPES e Magistério garantem reajuste em Guarapari

27/02/2018 por: Comunicação Sindiupes

Reunião do SINDIUPES com Secretária Municipal de Educação e equipe

Com a mobilização da categoria e a luta permanente do SINDIUPES, os/as professores/as da Rede Municipal de Guarapari conseguiram um reajuste salarial de 6,81%, referente ao í­ndice do Piso Nacional do Magistério/2018.

O anúncio foi feito nesta última segunda-feira (26) em reunião na Prefeitura com a presença de trabalhadores/as em educação e dos diretores sindicais do Coletivo de Guarapari, Adriano Albertino, Hélio Bubach e Tiago Melo.

Essa é uma vitória do Magistério que está organizado junto ao SINDIUPES na luta pela valorização profissional.

Diretores Hélio Bubach e Adriano Albertino

O reajuste faz parte de uma Pauta de Reivindicações  que vem sendo discutida, desde 2017, com a Administração Municipal  para avançar na construção de uma Educação Pública de Qualidade para Todos/as.

Lei 11.738/08
A Lei Federal instituiu o Piso Nacional do Magistério e a partir dessa legislação o MEC-Ministério da Educação estabelece o percentual anual de reajuste do Piso. Neste ano o índice estipulado é de 6,81% a partir de janeiro/2018.

Em 2017 o percentual foi de 7,64% (janeiro), porém a Prefeitura concedeu apenas 4% e somente a partir de abril/2017.

Diante disso, há um passivo  da Administração Municipal com o Magistério. Mas, o reajuste deste ano representa um importante avanço no diálogo entre o SINDIUPES e a atual gestão.

Assembleia
Em Assembleia Geral, realizada na manhã desta terça-feira (27), no auditório da Faculdade Pitágoras, a categoria aprovou o índice de reajuste de 6,81%.

Mas a luta não para por aqui. O SINDIUPES, por meio da Coordenação Municipal, continuará mobilizado para defender e ampliar os direitos dos/as trabalhadores/as em educação.

Ofício do SINDIUPES encaminhado ao Gabinete do Prefeito de Guarapari e à Secretaria Municipal de Educação

Trabalhadores/as e SINDIUPES caminham juntos e têm participado de vários atos e mobilizações em defesa de valorização profissional e Educação de Qualidade.