Em Santa Leopoldina, SINDIUPES terá audiência na Prefeitura no dia 14/05

08/05/2018 por: Comunicação Sindiupes

Os/as trabalhadores/as em educação de Santa Leopoldina, na Região Serrana, continuam mobilizados na luta em defesa de valorização profissional e Educação Pública de Qualidade.

No próximo dia 14/05 (segunda-feira), será realizada audiência com o prefeito e diretores do SINDIUPES para discutir o reajuste salarial e outras reivindicações da categoria.

No último dia 04/05, ocorreu um Ato Público em Defesa dos Educadores em frente à Prefeitura Santa Leopoldina. Os profissionais, juntamente com os diretores do Sindicato, Christovam Mendonça e Lorraine Rangel, cobraram da Administração Municipal a abertura de diálogo, valorização profissional e o atendimento das reivindicações da categoria.

Lei do Piso
Com cartazes, faixas e carro de som, professores, funcionários de escola e dirigentes sindicais chamaram a atenção das autoridades e da população para a necessidade de cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional – 11.738, aprovada no Congresso Nacional em 2008.

A Lei do Piso determina que os municípios apliquem um índice de reajuste anual nos salários, além de outras medidas para promover a valorização profissional, com salários justos e respeito à carreira dos profissionais que atuam dentro das escolas.

Apoio
Como parte das atividades do dia 04/05, um grupo de professores foi recebido pelo promotor Jefferson Valente Muniz e pediu apoio para agilizar o Processo nº 0000586-5020168080043.

Esse processo é referente ao pagamento do Piso Nacional na Carreira e está tramitando na Justiça desde 2016 a partir de uma ação proposta pelo Departamento Jurídico do SINDIUPES.

A categoria também cobrou empenho dos vereadores nas negociações com o prefeito. No dia 04/05, os/as trabalhadores/as, juntos à diretora do SINDIUPES, Lorraine Rangel, estiveram no plenário da Câmara Municipal  para discutir sobre a reposição do Piso Nacional, entre outras reivindicações.

O grupo foi recebido pelos vereadores Robson José Siller, presidente da Câmara,  Nelson Lichtenheld, Luzinete Leppaus e Sergio Lago que confirmaram total apoio da Câmara Municipal às lutas da categoria.

Os parlamentares também se comprometeram a se reunir com o prefeito para discutir as reivindicações da Educação antes do dia 14/05, quando está marcada uma nova audiência do SINDIUPES na prefeitura.