Vá para:

Encontro Estadual de Aposentadas/os registra recorde de público

09/08/2018 por: Comunicação Sindiupes

Com recorde de público, muita energia e entusiasmo, o SINDIUPES, por meio da Secretaria de Aposentados, realizou nos dias 08 e 09 de agosto o 4º Encontro Estadual de Trabalhadoras/es Aposentadas/os com o tema Experiência que Fortalece a Luta.

Mais de 1.200 aposentadas(os) lotaram o auditório central do SESC, em Guarapari, acompanhando a abertura do evento que contou com a animada apresentação do Grupo Cultural “Brasil Tambores”, de Santa Leopoldina.

A mesa de abertura foi integrada por Heloísa Vaillant e Neusa Cade, da Secretaria de Aposentados do SINDIUPES, Noêmia Simonassi, diretora do SINDIUPES e representante da CUT, Juliano Pavesi, secretário geral da CTB, Alvete Pasim, da Secretaria de Aposentados do SINTE/Santa Catarina, Solange Ravara e Sueli Sherri, professoras aposentadas, e Dorzilia Vaz e Ildebrando Paranhos, representando a Diretoria do SINDIUPES.

Sucesso
Organizado pela Secretaria de Aposentadas/os do SINDIUPES, com o apoio da CUT/ES e da CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, o evento é um sucesso de público a cada ano e já integra o calendário de atividades anuais do Sindicato. As edições anteriores registraram uma média de 600 participantes. 

Os objetivos são proporcionar aos participantes novos conhecimentos e experiências que os incentivem a realizar seus projetos de vida e a continuar na luta em defesa de seus direitos. A expectativa é reunir 500 trabalhadores/as aposentados/as nos dois dias de atividades.

Programação 
Foram dois dias de intensas atividades, com palestras, oficinas, atrações culturais e debates com especialistas renomados. A programação contemplou assuntos relacionados à qualidade de vida, direitos e cidadania. Uma programação diversificada que ofereceu oportunidades para a integração, motivação e atualização da categoria.

Importantes debates e reflexões movimentaram o 4º Encontro Estadual de Aposentadas/os, como na palestra Movimento Sindical dos Trabalhadores em Educação apresentada pela professora aposentada e dirigente sindical Marta Vanelli, Secretária de Formação (licenciada) da CNTE.

Além da história da organização sindical, a educadora abordou as reformas Trabalhista e do Ensino Médio e suas consequências desastrosas para a categoria e a sociedade, como a precarização do trabalho do professor e o fim do direito à educação. 

Durante sua apresentação, Marta Vanelli  também abriu espaço para relatos de experiências de professoras e professores que participaram da história do SINDIUPES, momento que contagiou a todos/as participantes.

Oficinas
Conhecimento, atualização e muita descontração. As 19 oficinas temáticas do 4º Encontro Estadual de Aposentadas(os), como nas edições anteriores, registraram grande sucesso entre os/as participantes.

Foram oferecidas opções para todos os gostos: dança, dobraduras, memorização, cartonagem, bonsai, cartonagem, penteados, maquiagem e confecção de produtos afro e artesanato, entre outros. 

Além das oficinas temáticas, o evento contou ainda com as palestras Viver mais e melhor com João Gerônymo Pereira, Educador Físico, Fisiologista do Exercício-USP e especialista em Qualidade Pessoal e Quero ser Feliz Agora apresentada por Ivone Engelmann, professora da rede estadual de São Paulo e autora de vários livros, entre eles “Terapia do riso: aprenda a rir de si mesmo”. 

Entusiamo
“Lute pelos seus direitos com entusiasmo” foi uma das mensagens motivacionais deixadas ao público pelo professor João Roberto Gretz ou Professor Gretz como é mais conhecido, considerado um dos mais renomados palestrantes de motivação da atualidade. 

Com muito bom humor, Gretz apresentou a palestra com o tema A Força do Entusiamo. O palestrante interagiu com as/os aposentadas/os, dançou, brincou e, de forma clara e objetiva, falou sobre foco, determinação e comprometimento como características essenciais para realizarmos nossos projetos de vida, em qualquer idade. (Textos e fotos atualizados no dia 09/08/2018)

       

 

 



Notícias Relacionadas

Curta o Sindiupes no facebook
Receba nossas notícias
Enquete

Quem sofrerá com o ajuste fiscal do ilegítimo Temer?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...