Etapa Estadual da CONAPE 2018 destaca diálogo, participação popular e resistência

23/03/2018 por: Comunicação Sindiupes

Mas de 2 mil profissionais da Educação e representantes de 60 entidades sindicais, educacionais e movimentos sociais capixabas lotaram o Teatro da Ufes, em Vitória, na manhã desta sexta-feira (23/03), para a abertura da Etapa Estadual da CONAPE 2018-Conferência Nacional Popular da Educação.

O evento representa um momento especial para o fortalecimento das lutas contra medidas de retrocessos dos atuais governantes e grupos conservadores contra a Democracia, a Educação e os/as Educadores/as do nosso Estado e em todo o Brasil.

A palestra de abertura abordou a Consolidação do Sistema Nacional de Ensino(SNE) e Plano Nacional da Educação (PNE): Avaliação das políticas para a garantia do direito à Educação de Qualidade Social.

O tema foi apresentado por Heleno Araújo, presidente do  FNPE-Fórum Nacional Popular de Educação e da CNTE; Eduardo Moscon, professor da Ufes e coordenador da ANFOPE, e Edna Castro, coordenadora do Fórum Estadual EJA-Educação de Jovens e Adultos. A mesa de abertura teve a coordenação de Christovam Mendonça, diretor do SINDIUPES e da CNTE. Clique aqui e confira mais imagens da abertura da CONAPE Estadual

No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos temáticos para dialogar sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, Redução das Desigualdades e Valorização da Diversidade, Modalidades da Educação, Valorização dos Profissionais da Educação e Fortalecimento da Gestão Democrática e Financiamento.

A programação prosseguiu até o sábado (24), na UFES, com a continuidades dos grupos de trabalho, debatendo sobre estratégias e caminhos para garantir o direito à Educação Pública de Qualidade para todos cidadãos e cidadãs.

Na Plenária Final, foram definidos os/as Delegados e Delegadas para Conferência Nacional Popular de Educação que acontecerá no mês de maio em Belo Horizonte/MG.

Momentos

A CONAPE Estadual reservou também espaço para homenagens, lançamento de livros e exposições. Entre eles o Momento Místico apresentado durante a abertura do evento pelo MST-Movimentos dos Trabalhadores sem Terra no Espírito Santo e uma homenagem especial à Marielle Franco, vereadora e militante dos direitos humanos assassinada no Rio de Janeiro no último dia 14/03.

Mulheres Negras

Os participantes da CONAPE também tiveram a oportunidade de conhecer a exposição fotográfica DANDARAS-Mulheres Negras da Educação, organizada pelo Coletivo de Combate ao Racismo e pelaSecretaria de Combate ao Racismo do SINDIUPES.

Assinada pela fotógrafa Márvila Araújo, a exposição retrata 13 mulheres, negras, educadoras, que com suas histórias de vida e sua atuação são exemplos de luta por uma escola e uma sociedade com igualdade racial, representando todas as regiões do Espírito Santo.