Exposição Dandaras encerra temporada no Mucane

12/09/2017 por: Comunicação Sindiupes

A exposição fotográfica DANDARAS-Mulheres Negras da Educação encerrou a sua temporada no Museu Capixaba do Negro-Mucane sendo prestigiada por um grande público, formado por estudantes, trabalhadores/as em educação e a comunidade em geral. Os próximos espaços de exibição da mostra são o Encontro Estadual da UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e o 34º Congresso Estadual do SINDIUPES.

A exposição permaneceu no Mucane entre os dias 10 de agosto e 10 de setembro. Nesse período, o evento recebeu a visita de grupos de profissionais de várias redes municipais, entre eles os participantes do curso de Formação em Direitos Humanos promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica, que visitaram a exposição no dia 05/09.

Dandaras foi idealizada pela coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo Rakel Rissi, com organização da Secretaria de Combate ao Racismo do SINDIUPES, tendo à frente os diretores Adriano Albertino e Gildo Lyone, e o apoio da CUT e CNTE.

Os objetivos são retratar e dar visibilidade ao empoderamento das mulheres negras da base sindical do SINDIUPES e promover reflexões sobre as suas lutas diárias contra o racismo e o preconceito, e em defesa de uma educação com igualdade racial. Para os organizadores, a exposição fotográfica tem contribuído para despertar, entre os/as trabalhadores/as da educação, a atenção para a reflexão e realização de Políticas Públicas e Ações de Promoção da Igualdade Racial na Educação e demais áreas.

Histórias
Assinada pela fotógrafa Márvila Araújo, a exposição retrata 13 mulheres, negras, educadoras, que com suas histórias de vida e sua atuação são exemplos de luta por uma escola e uma sociedade com igualdade racial, representando todas as regiões do Espírito Santo.

É uma homenagem a todas as mulheres, às educadoras, que, no chão da escola, enfrentam uma luta diária contra o racismo e as diferenças de gênero. É uma homenagem a todos os trabalhadores da educação que, diariamente, lutam pela valorização, reconhecimento e respeito.

A mostra fará um circuito itinerante por várias cidades capixabas e em outros estados. As próximas agendas confirmadas são nos dias 27 e 28/9 no Encontro Estadual da UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, em Cachoeiro de Itapemirim, e nos dias 26 e 27/10 no 34º Congresso Estadual do SINDIUPES, em Vitória.

Visita dos profissionais do curso de Formação em Direitos Humanos/Seme Cariacica