Feliz Dia do/a Professor/a: Celebrar, Refletir e Lutar

11/10/2018 por: Comunicação Sindiupes

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES parabeniza Professoras e Professores pelo seu dia!

Dia 15 de Outubro é uma data digna que celebra o/a Professor/a, esse profissional que se dedica com amor à profissão que escolheu.

O SINDIUPES reforça a importância do papel dos/as professores/as para a formação de cidadãos críticos e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Mesmo com a relevância dessa profissão, no Espírito Santo e no Brasil a categoria e suas entidades representativas enfrentam lutas históricas para superar o descaso com a Educação e garantir o reconhecimento e a valorização profissional.

Nos últimos anos os ataques aos/as educadores/as se intensificaram com a aprovação de projetos e leis para a retirada de direitos, redução de investimentos nas áreas sociais, desqualificação do trabalho e da imagem do professor e destruição da escola pública, abrindo caminho para a privatização e o fim do direito à Educação.

Mesmo com todas as adversidades, professores/as e sindicato seguem firmes, fazendo a resistência e a luta pelos seus direitos, pela valorização, por ensino de qualidade, buscando transformar esse grande país por meio da educação.

O SINDIUPES tem o orgulho de representar os/as professores/as e manterá sempre viva a defesa destes profissionais: os verdadeiros heróis e heroínas da nossa sociedade.

Histórico
No Brasil, em 10 de outubro de 1946, o professor Alfredo Gomes (ex-presidente da Associação Paulista de Professores Secundários) lança, em São Paulo, a campanha pela oficialização do “Dia do Professor”, em 15 de outubro. Além da conotação religiosa, nesta data foi instituído o ensino público no Brasil por decreto Imperial de D. Pedro I, em 1827, que ordenava a criação de escolas para alfabetização em todo o império. Somente em 14 de outubro de 1963 a data foi reconhecida nacionalmente.