Funcionários/as do SINDIUPES participam de formação da CIPA

08/12/2017 por: Comunicação Sindiupes

Os/as funcionários/as do SINDIUPES participam nesta sexta-feira (08/12) do Encontro de Formação coordenado pela CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A abertura foi realizada às 8h30 com a presença dos membros da CIPA, Adriana Naziozena, Itenil Machado, Iassim Charbaje e Júnior Ferreira, e a diretora do SINDIUPES, Noêmia Simonassi.

A programação conta com palestras sobre os seguintes temas: Segurança no Trabalho, com o técnico de segurança do trabalho, Walter Bernado Ribeiro; A Contra-Reforma Trabalhista e os Reflexos Práticos, com o advogado Gerlis Prata Surlo; e, Conjuntura e Reforma da Previdência com o assessor parlamentar João Martins.

O objetivo é conscientizar os/as funcionários a trabalharem em conjunto na tarefa de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, melhorando a qualidade do seu ambiente.

Além de tratar da prevenção de acidentes do trabalho, esse Encontro de Formação tem o intuito de apresentar e debater sobre a atual conjunta política e seus reflexos na vida dos/as trabalhadores/as.

O evento segue até às 17h. Por esse motivo não haverá atendimento externo no Sindicato, nesta sexta-feira (08).

O que é CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, bem como do seu ambiente e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.

A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214, de 08 de Junho 1978, baixada pelo Ministério do Trabalho.