Magistério é a segunda profissão em que a sociedade mais confia no Brasil

20/06/2017 por: Comunicação Sindiupes

No momento em que o Brasil passa por mais uma grave crise de valores éticos e morais – envolvendo os setores político e empresarial -, os/as professores/as se destacam entre os profissionais mais éticos no país. É o que mostra uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO, em parceria com o Datafolha.

A pesquisa foi realizada com 1.048 jovens entre 14 e 24 anos em março deste ano. O levantamento constatou que para 90% dos entrevistados, a sociedade brasileira é pouco ou nada ética.

Mas, em relação à percepção sobre profissionais éticos, o resultado apontou que bombeiros e professores são os profissionais com melhor imagem perante esse público. Numa escala de 0 a 10, os bombeiros foram os profissionais mais bem avaliados com a nota 8,7, seguido pelos professores, que tiveram nota 8,5.

Isso mostra que, apesar das dificuldades enfrentadas pela categoria – ausência de políticas de valorização, salários defasados, más condições de trabalho -, os/as professores/as se mantêm empenhados e dedicados no processo de ensino e aprendizagem, compartilhando conhecimentos capazes de ultrapassar as barreiras dos muros da escola, e colaborando com a formação de cidadãos dignos e críticos.

Apesar de todos os ataques que vêm ocorrendo contra os direitos dos profissionais da educação, junto aos demais trabalhadores/as, por parte dos poderes Executivo e Legislativo, esses dados comprovam o reconhecimento e o importante papel desempenhado pelo professor/a dentro e fora da sala de aula.

No exercício de sua função, esses profissionais atuam enquanto agentes de transformação social, verdadeiros/as guerreiros/as lutando com afinco para formar uma sociedade mais humana com igualdade de direitos, respeito e princípios.  Nesse sentido, a Direção Colegiada do SINDIUPES parabeniza os/as trabalhadores do setor da Educação que, mesmo em meio às turbulências, conseguem fazer de sua profissão uma arte de convencimento prático da importância do saber para transformar a sociedade.

Clique na imagem abaixo e confira mais dados da pesquisa

90% dos jovens consideram sociedade brasileira pouco ou nada ética, aponta Datafolha, em estudo para o ETCO