Mais de 4 mil professores(as) em ato público

24/04/2013 por: sindiupes

Mais de 4 mil trabalhadoes(as) em Educação estiveram presentes no ato público organizado pelo SINDIUPES na tarde desta quarta-feira, 24/04/2013, na Praça Oito, Vitória.
Os(as) educadores(as) representavam redes municipais e estadual de ensino do Estado que lutam por valorização dos profissionais em educação, com debate das questões educacionais,piso, carreira, jornada e profissionalização dos funcionários da Educação, destinação de 10% do PIB para a Educação e 100% dos royalties para a Educação. O evento contou com a presença de alunos e teve participação do Sindipúblicos que entende que a Educação não é uma questão apenas do magistério, conforme constavam em suas faixas.
Passeata na Jerônimo Monteiro

ato-publico1-24deabril

Passeata pela Avenida Jerônimo Monteiro, Vitória

Os(as) professores(as) seguiram em passeata pela Avenida Jerônimo Monteiro até o Palácio Anchieta. Lá foram comunicados para que organizassem uma comissão, que seria recebida no Palácio Fonte Grande.
A mobilização teve por objetivo chamar a atenção dos governos estadual e municipais, e de todas as esferas administrativas, para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério. O SINDIUPES chama a chama atenção sobre a necessidade de se valorizar todos/as os/as trabalhadores/as em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho.

Essa mobilização é um grande marco para a Educação capixaba e representa a união da categoria para reivindicar direitos para a Educação.

O ato público foi uma ação dentro da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). No Espírito Santo os municípios de Aracruz, Cariacica, Guarapari, Fundão, Montanha, Piúma, Serra, Viana, Ibiraçu e Vila Velha realizaram paralisação, organizando atos públicos e passeatas pela manhã. Em Vitória houve ato público às 9h30, em frente à Prefeitura Municipal. Vila Velha foi o único município que aderiu à campanha da CNTE como um todo, realizando paralisação nos dias 23, 24 e 25.

Nesta quarta-feira (25/04/2013) em Vila Velha está programado o seminário “Educação Pública como instrumento transformador”, com palestra do analista social político, Chico Celso. O seminário será às 9h30 no Santuário.

Passeata na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica

cariacica-24deabril