Mobilização contra a Lei da Mordaça nesta quarta-feira (07)

06/11/2018 por: Comunicação Sindiupes

Dando continuidade às ações contra a aprovação do Projeto de Lei nº 7180/14 – Escola sem Partido, no Congresso Nacional, professores/as e funcionários/as de escola realizarão uma nova mobilização nessa quarta-feira (7), às 14h, no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

No local haverá uma Reunião Deliberativa Ordinária, onde acontecerão as discussões e a votação do parecer ao Projeto de Lei. A presença da categoria será fundamental para barrar a Lei da Mordaça.

Esse Projeto de Lei fere o direito à liberdade de ensinar dos/as professores/as (liberdade de cátedra), direito esse baseado no Artigo nº 205 da Constituição Federal, que garante a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

No último dia 31 de outubro, em Brasília, trabalhadores/as em educação, juntamente com dirigentes da CNTE e de vários sindicatos, fizeram um grande ato contra a aprovação da Lei da Mordaça, e a votação foi adiada.

O SINDIUPES repudia, veementemente, o conteúdo desse Projeto de Lei que pretende impor a censura dentro de sala de aula, constituindo-se como instrumento de perseguição e punição dos/as trabalhadores/as, típico de regimes de autoritarismo.