Prorrogadas inscrições do Seminário para as Relações Étnico-Raciais

21/09/2015 por: Comunicação Sindiupes

As inscrições para o Seminário Estadual de Educação para as Relações Étnico-Raciais foram prorrogadas até o dia 02/10 e podem ser feitas, gratuitamente, através do site do SINDIUPES (www.sindiupes.org.br), onde consta a ficha de inscrição com todas as orientações para o  seu preenchimento. O seminário ocorrerá no dia 28 de outubro, das 8h às 18h, no Sesc de Guarapari, localizado na Rodovia do Sol, bairro Muquiçaba, e é aberto a todos os profissionais da educação filiados ao Sindicato (Confira o Folder com a Programação do Evento).

A Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, está completando 12 anos, mas ainda há muitas dificuldades para garantir sua implementação efetiva. Com os objetivos de chamar a atenção para essa realidade e fortalecer as lutas em defesa da promoção da igualdade racial, a Secretaria de Combate ao Racismo do SINDIUPES decidiu promover o Seminário Estadual de Educação para as Relações Étnico-Raciais com o tema Africanidades – Promover Igualdade Racial na Escola e na Vida (Confira o Cartaz do Evento).

A proposta do evento é proporcionar aos profissionais da área da Educação um espaço para análises, debates e troca de experiências em busca de ações concretas para reduzir a desigualdade racial na escola e na vida. Segundo a coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo do SINDIUPES, Rakel Rissi, “o Sindicato tem uma função importante na formação do profissional enquanto agente de transformação social. Nesse sentido, o seminário buscará despertar nos profissionais da educação a consciência do seu relevante papel na promoção da igualdade racial, tanto no desenvolvimento de projetos como exigindo do poder público ações efetivas na implementação da Lei Federal 10.639/03.”

Na avaliação do diretor do SINDIUPES, professor Adriano Albertino da Vitória, “o seminário será um espaço privilegiado para que os trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Espírito Santo façam o debate da Educação para as Relações Étnico-Raciais. É uma atividade para reflexão e formação que há muito tem sido pensada pelo Coletivo junto à Secretaria de Combate ao Racismo de nossa entidade.”

O Seminário Estadual de Educação para as Relações Étnico-Raciais será certificado pelo SINDIUPES em parceria com outras entidades, como a CUT/ES e a  CNTE- Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Participe!

Ficha de inscrição (baixe aqui)

ATENÇÃO
1) Faça o Download do arquivo. 2) Salve no seu PC. 3) Abra O ARQUIVO no editor de texto (office, word, word pad). 4) Leia atentamente as instruções. 5) preencha cuidadosamente toda a ficha de inscrição e depois 6) encaminhe para o e-mail: racialsindiupes@gmail.com