Rede Serra escolhe novos gestores nesta quinta-feira (06)

05/12/2018 por: Comunicação Sindiupes

O SINDIUPES, bem como as demais entidades filiadas à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em todo Brasil, defendem a gestão democrática como um dos princípios da educação brasileira.

Tanto é que nos Planos de Educação municipais, estaduais e nacional essa tem sido uma de nossas pautas.

No estado do Espírito Santo, somente cerca de 8 municípios realizam a gestão democrática com a ampla participação de pais, estudantes, trabalhadores  da educação e  comunidade escolar em geral.

A Rede Estadual não realiza mais esse processo de consulta escolar, mas não deixa de ser uma de nossas bandeiras.

EMEF Aldary Nunes, em Serra Sede, é uma das unidades que terão escolha dos gestores pela comunidade escolar

Serra
Entre as redes que implantaram a gestão democrática, está a Rede Municipal de Ensino da Serra que, nesta quinta-feira (06), realizará esse processo de escolha.

Serão escolhidos os novos diretores/as e coordenadores/as em cerca de 140 unidades de ensino (Cmeis e Emefs), com ampla participação dos pais, estudantes, comunidade e trabalhadoras em geral.

Nesse pleito de 2018 são 90 Unidades de Ensino que terão candidatos únicos, e cerca de 18 que não possuem nenhum candidato. As demais escolas terão dois, três e em alguns casos 4 candidatos concorrendo entre si.

De acordo com o Decreto do Executivo Municipal, as unidades em que não há candidatos poderão ter seus diretores/as e coordenadores/as indicados pela Administração Local.

Comissão
O SINDIUPES faz parte da Comissão Organizadora do Processo de Escolha, juntamente com representantes do Poder Público, Assopaes, FAMS– Federação das Associações de Moradores da Serra, Sindicato Municipal e Conselho Municipal de Educação. A Câmara de Vereadores não enviou representantes para acompanhar e discutir esse pleito.

Nesta quinta-feira (06), o SINDIUPES deseja que a comunidade escolar faça uma boa escolha e que nossa categoria zele por esse processo que, apesar de ser de disputa, contribuirá para o fortalecimento da democracia.

E que  todos/as colaborem para que não falte o zelo pelas questões públicas, ética e respeito ao próximo.