Reivindicações de Vila Velha em pauta na Comissão de Negociação nesta terça-feira (04)

03/12/2018 por: Comunicação Sindiupes

Trabalhadores/as e SINDIUPES não descartam manifestações para cobrar reivindicações

Vila Velha poderá ter nesta terça-feira (04) uma solução favorável aos/as trabalhadores/as (magistério e funcionários de escola) em relação ao CID-Código Internacional de Doenças.

Essa é a expectativa da Diretoria Colegiada do SINDIUPES que participará de uma reunião com a Comissão de Negociação de Vila Velha com a presença do secretário de Educação, Roberto Belling.

O SINDIUPES entende que é urgente o atendimento das reivindicações da categoria, principalmente em relação ao CID. É um absurdo o trabalhador/a ficar doente e ainda sofrer pressão e desrespeito por parte dos médicos dizendo que não são obrigados a colocar o código.

Em razão da ausência do CID nos atestados médicos, muitos trabalhadores/as em educação correm o risco de ter o dia cortado pela Prefeitura.

Para resolver esse assunto, foram realizadas várias reuniões da Comissão de Negociação do SINDIUPES com a PMVV ao longo deste ano.

Histórico
Na primeira reunião – em 04 de maio -, ficou deliberado que a Administração Municipal, por intermédio da Procuradoria do Município, encaminharia um parecer favorável para a resolução dos problemas gerados em função da não colocação do CID nos atestados médicos.

A Comissão de Negociação voltou a se reunir no dia 23 de novembro, e em relação ao CID, o Secretário de Educação sugeriu e foi acatada a decisão de promover uma reunião dos secretários municipais para deliberar sobre o parecer da Procuradoria.

No dia 30 de novembro, a Comissão se reuniu novamente com o SINDIUPES para apresentar uma resposta, porém a prefeitura  ainda não havia concluído o caso em virtude da ausência do Secretário de Administração para deliberar sobre o parecer da Procuradoria. Em razão disso uma nova reunião foi agendada para essa terça-feira (04).

Carta Compromisso
Durante todas as reuniões, o SINDIUPES apresentou outras demandas da categoria, entre elas: Auxílio Transporte, Reajuste Salarial, Progressões e demais reivindicações indicadas na Carta Compromisso com Educação e que foi assinada pelo atual prefeito enquanto candidato, em 2016.

É importante ressaltar que o Secretário de Governo também ficou de agendar junto ao SINDIUPES uma data para receber a Comissão de Servidores/as Funcionários/as de Escola ainda no mês de dezembro.