Secretaria de Gênero contribui com debates sobre direitos da mulher em municípios capixabas

29/03/2017 por: Comunicação Sindiupes

josandra-santa-maria-jetibaA Secretaria de Gênero do SINDIUPES, representada pela diretora Josandra Rupf, esteve presente no evento Semana de Diálogos da Mulher promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Maria de Jetibá (CONDIM). A programação ocorreu nessa quarta-feira (29) e contou com palestras, debates e relatos de mulheres empreendedoras.

No evento, realizado no auditório do CRAS, a diretora Josandra Rupf apresentou palestra com o tema A Reforma da Previdência e as Consequências para as Mulheres, enfatizando que a proposta em tramitação no Congresso Nacional é injusta, pois não considera as desigualdades existentes entre homens e mulheres no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

A Reforma iguala a idade mínima para aposentadoria em 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres, mas não leva em conta a chamada jornada tripla da mulher: trabalha fora, cuida da casa e da família. Ainda sim, ganha menos e possui maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

josandra-linharesJá nesta quinta-feira (30), a Secretária de Gênero do SINDIUPES contribuiu com os debates da 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres (Etapa Municipal), em Linhares, no norte do Estado.

O evento teve como tema Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade, e reuniu na Câmara de Vereadores representantes de diversas entidades sindicais, sociais e do Poder Público, além de moradoras da região. A realização foi do Conselho Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.