SINDIUPES analisa Decreto para escolha de diretores/as e coordenador/a na Serra

26/10/2018 por: Comunicação Sindiupes

A Comissão do Processo de Escolha de Diretores/as e Coordenador/a de Turno da Rede Municipal da Serra/ES se reuniu nessa quinta-feira ( 25) para analisar e detalhar o Decreto Municipal 3175/2018, sancionado pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede).

O processo de escolha está previsto para ocorrer no dia 06/12/2018 em todas as 138 Unidades de Ensino (Emefs e Cmeis) e contará com a participação de pais, mães, estudantes e profissionais da educação.

Neste processo, cerca de 31 (trinta e um) profissionais estarão impedidos de concorrer à reeleição porque já estão exercendo o segundo mandato.

O SINDIUPES recebeu diversas ligações para esclarecer dúvidas em relação ao Artigo 12 (Inciso VII) que diz que o Diretor e Coordenador não podem exercer cargo ou função em outra instituição.

A secretária de Educação Nelci Gazzonni garantiu que o referido inciso garante a inscrição dos candidato/as eleitos, mesmo que tenha vínculo com outro órgão. Entretanto, o profissional eleito deverá buscar sua liberação ou cessão junto a esses órgãos para exercer a função pleiteada.

O SINDIUPES que faz parte da Comissão, juntamente com a Assopaes, FAMS, Conselho Municipal de Educação, Sindmunicipal e Poder Público, sugeriu que nos próximos pleitos as crianças de 5 e 6 anos possam participar do processo como eleitores.

Também solicitou-se uma avaliação sobre a possibilidade dos próximos pleitos não serem realizados no ano que houver eleições gerais (Prefeito, Governador, Presidente do Brasil).

O representante do SINDIUPES Gean Carlos Nunes de Jesus destaca a importância da categoria, como um todo, se envolver nesse processo especialmente como candidato/a e ressalta a importância de uma campanha saudável e respeitável baseada nos princípios da ética, empatia, coletividade, do diferente e das boas relações humanas.

Gean Nunes orienta os/as profissionais para que, em caso de dúvidas, entrem em contato com o Sindicato através do e-mail cultura@sindiupes.org.br