SINDIUPES e entidades lançam Fórum Nacional Popular da Educação no Estado

26/09/2017 por: Comunicação Sindiupes

Os movimentos sociais da Educação do Espírito Santo realizaram no dia 23/09/17 (sábado), no Ifes-Instituto Federal de Educação de Cariacica/ES, o lançamento do Fórum Nacional Popular da Educação do Espírito Santo (FNPE/ES) com a presença de diversas organizações públicas e sociais.

O evento contou com palestras dos professores Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, presidente da CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação e Gilson Luiz Reis, coordenador Geral da CONTEE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino.

Heleno Araújo, presidente da CNTE, destacou como ponto positivo a expressiva participação de entidades sociais no processo de construção do Fórum Estadual: “a grande representatividade de entidades estaduais na organização e no lançamento do Fórum demonstra a disposição do movimento educacional brasileiro que sempre resistiu e se organizou na luta por uma política educacional para o país e o Estado”.

Enfatizou ainda que “essa pluralidade na participação, envolvendo setores da educação básica e superior, pública e privada, movimentos sociais, é fundamental para continuamos o processo de mobilização, de resistência e de participação social”.

Estiveram presentes cerca de 130 (cento e trinta) participantes de todas regiões do Espírito Santo e lideranças de 13 (treze) municípios capixabas. Na avaliação dos participantes, o lançamento do Fórum foi um sucesso, tanto pelo marco histórico, participação da sociedade e debates dos palestrantes e intervenção do participantes.

Para o diretor do SINDIUPES, Gean Carlos Nunes, o lançamento do Fórum Estadual representa um importante e decisivo passo para garantir o fortalecimento dos movimentos sociais na luta contra os retrocessos da conjuntura política atual.

“A Educação tem sido tratada com grande descaso em nosso Estado e em nosso país e, para resistir aos ataques e continuar lutando, é preciso que estejamos juntos, por meio do Fórum Estadual, participando, debatendo e viabilizando os caminhos para a realização da CONAPE 2018 e para garantir uma Educação Pública, Democrática, de Qualidade e Inclusiva no Espírito Santo e no Brasil”, enfatiza Nunes.

Histórico
Após amplo debate sobre a implementação das políticas educacionais no país e no Espírito Santo, sindicatos, fóruns, conselhos, entidades representativas e movimentos organizados ligados à educação decidiram, no dia 23/08/2017, pela fundação da seção regional do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE-ES).

A reunião, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (SINDIUPES), contou com mais de 20 representações de organizações e de movimentos sociais capixabas, que debateram a participação dos segmentos populares nas etapas estadual e nacional da Conferência Nacional de Educação 2018 (CONAE 2018) e a realização da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018).

Segue alguns links com informações já publicadas sobre esse assunto:

Clique e confira a entrevista com Heleno Araújo, presidente da CNTE