SINDIUPES em Guarapari: Na luta pela valorização dos/as trabalhadores/as em Educação

14/09/2018 por: Comunicação Sindiupes

O ano de 2018- assim como os anos anteriores – está sendo de muitas lutas e conquistas na Rede Municipal de Guarapari. A Comissão de Avaliação do Período Probatório retomou os seus trabalhos e a professora Cláudia Márcia Severnini, membro da Coordenação Municipal, foi eleita em Assembleia para representar o SINDIUPES.

No dia 10/09 ocorreu uma nova reunião da Comissão que tem, entre outras funções, monitorar a análise de processos com vistas à publicação e consequente regularização da carreira de dezenas de profissionais (professores, pedagogos e funcionários das escolas e creches do município).

Segundo a Profa. Cláudia, a Comissão tem reorganizado e agilizado as suas ações para que os/as trabalhadores/as em Educação tenham garantidos a estabilidade funcional e os proventos de Carreira. ” Os trabalhadores e trabalhadoras em Educação dedicam toda uma vida à formação de gerações de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Não é justo que demorem tanto tempo para serem avaliados e perceber seus direitos garantidos em lei. Junto ao SINDIUPES, tenho lutado para contribuir com a agilidade nos procedimentos de análise e publicação dos mesmos.”

SINDIUPES garante importantes conquistas para a categoria
Outros importantes avanços estão sendo conquistados através da intermediação do SINDIUPES. Em dezembro de 2017, foram pagos 50% das progressões em atraso e que vinham se arrastando por vários anos.

Segundo o diretor Adriano Albertino, titular da Secretaria de Combate ao Racismo e Coordenador da Rede Guarapari, o Sindicato continua insistindo para que a Administração conclua as negociações sobre as progressões e pague os 50% restantes.

Já no mês de janeiro deste ano, o SINDIUPES mobilizou e convocou o Magistério que lotou a Câmara Municipal para protestar contra a redução das férias proposta pelo Executivo. Com a pressão do Sindicato e dos/as trabalhadores/as, a Prefeitura e os vereadores voltaram atrás no projeto de lei e atenderam à categoria.

CONAPE
Através de uma parceria do SINDIUPES, SEMED e demais entidades e segmentos que compõem o Fórum Municipal de Educação de Guarapari- FOMPEG , no mês de fevereiro, realizou-se a Conferência Municipal Popular de Educação, uma etapa Municipal da Conferência Nacional- CONAPE.

Com ampla participação da categoria e forte atuação da Coordenação Municipal do SINDIUPES em Guarapari, representada pelos diretores sindicais Adriano Albertino, Hélio Bubach e Tiago Mello, a Conferência avaliou os desafios e definiu caminhos para a Educação no município e no país.

PISO
Como resultado da mobilização da categoria junto ao SINDIUPES, no mês de março, a Prefeitura repassou o percentual de 6.81% (Piso Nacional do Magistério) aos salários de todos os/as professores/as da Rede Municipal de Guarapari, inclusive com o pagamento retroativo dos percentuais referentes aos meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com a Coordenação Municipal do SINDIUPES em Guarapari – integrada pelos diretores Adriano Albertino, Hélio Bubach e Tiago Mello, mesmo com avanços na Pauta, ainda existem alguns pontos a serem solucionados pela Administração Municipal, tais como:

• Anistia de corte de pontos por dias já repostos;
  • 50%restantes das progressões com inclusão de 2017 e 2018;
  • Progressões dos funcionários da Educação não docentes;
  • Aplicação efetiva da Lei 10.639/03 que adequa o Currículo das Escolas;
  • Concurso Público;
  • Melhor atendimento multidisciplinar aos alunos da Educação Especial com menos burocracia para as escolas e as famílias que precisam do atendimento especializado de psicólogos, médicos e acompanhantes junto aos alunos com algum tipo de deficiência;
  • Garantir o pagamento de 1/3 de férias sobre 45 dias, conforme prevê a Lei do Piso;
  • Maior interação entre as Unidades de Ensino, entre outras.