SINDIUPES encaminha reivindicações de Funcionários/as de Escola em Vila Vela

13/12/2018 por: Comunicação Sindiupes

A Comissão de Negociação dos Funcionários/as de Escola da Rede Municipal de Vila Velha se reuniu com a equipe de governo do prefeito Max Filho, nesta quinta-feira (13).

Na oportunidade foi apresentada a Pauta de Reivindicações dos/as Funcionários/as com os objetivos de garantir direitos e promover a valorização profissional da categoria.

Participaram da reunião representando a Administração Municipal os secretários de Governo Saturnino Mauro, de Planejamento Rafael Guviero, de Educação Roberto Belling, de Finanças e Procurador do Município Ribamar

Representaram a Comissão de Negociação as bibliotecárias Eliane Pereira e Gracenilda Ribeiro, auxiliares de secretaria Alda e Loyola, cuidadoras Almona e Maria Cristina e os diretores do SINDIUPES Carlos Duarte e Lucas Melo.

Entre outras demandas foram discutidos os seguintes pontos:

• Equiparação salarial dos bibliotecários
  • Revisão da carga horária da jornada de trabalho
  • Atestado Médico x Bônus Assiduidade que atingem tanto auxiliares de UMEIs quanto cuidadoras nos CMEIs,
  • Concurso Público
  • Reajuste salarial
  • Redução da jornada de trabalho para 6 horas para cuidadoras e auxiliares de UMEI e secretarias

Encaminhamentos

Como encaminhamentos foram anunciados: concurso público em andamento e os bibliotecários deverão elaborar um ofício com suas demandas específicas para protocolar na PMVV. Cuidadoras, auxiliares de UMEI e secretários e auxiliares de secretaria também deverão elaborar ofício com todas as demandas e apresentar ao governo para avaliação e medidas.

O diretor da Secretaria de Funcionários do SINDIUPES, Lucas Melo, avaliou a reunião como positiva e importante para fortalecer esse canal de negociação com a Prefeitura de Vila Velha no sentido de garantir que as reivindicações da categoria sejam atendidas, com o devido reconhecimento desses profissionais tão fundamentais nas Unidades de Ensino.

Reconhecimento
Os/as funcionários/as de escola são reconhecidos/as como profissionais da educação pela Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009. O SINDIUPES entende que não basta apenas o reconhecimento pela lei, e por isso, através da sua Secretaria e do Coletivo de Funcionários, vem desenvolvendo ações e cobrando, em todas as Redes, medidas para a efetiva valorização dos/as funcionários/as de escola.

Atualmente, auxiliares de secretarias escolares, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, cuidadoras, bibliotecários,  entre outros funcionários/as, aguardam regularização de seus direitos, bem como ampliação de vagas e Plano de Carreira.

O SINDIUPES já encaminhou ofícios às Secretarias de Educação e de Administração, no Estado e Municípios, e vem insistindo e cobrando para que a situação da categoria seja regularizada o mais rápido possível.