Renovar as energias para enfrentar os desafios de 2018

15/12/2017 por: Comunicação Sindiupes

Enfim, chegamos ao final de mais um ano. E que ano!
2017 foi marcado pelos grandes ataques aos direitos da classe trabalhadora e à democracia brasileira, traduzidos pela Reforma Trabalhista, Lei das Terceirizações e entrega do Pré Sal a estrangeiros.

Em meio à ofensiva dos governos federal, estadual e municipal contra conquistas históricas, trabalhistas e sociais, os/as trabalhadores/as, o movimento sindical e a sociedade civil organizada precisaram unir forças. Foi necessário lutar e resistir para fazer o enfrentamento às medidas de retrocessos e ao avanço das agendas conservadoras.

Apesar dos golpes duros, a Direção do SINDIUPES manteve-se firme em sua missão na defesa da valorização dos/as trabalhadores/as em educação e na luta por uma Escola Pública de Qualidade, Democrática e Inclusiva. Lado a lado com a categoria, participamos das mobilizações locais e nacionais contra as medidas de retrocessos.

Buscamos, incansavelmente, o atendimento de reivindicações antigas dos profissionais da ativa e aposentados/as, professores/as e funcionários/as, que há anos enfrentam defasagem salarial, condições de trabalho precárias e ausência de políticas pública de valorização profissional. Assim como reafirmamos nossas lutas pelo respeito às diferenças, igualdade racial e de gênero, pelo direito à liberdade de aprender e ensinar.

Além das lutas diárias, o SINDIUPES conseguiu reunir mais de 4 mil trabalhadores/as em seu 34º Congresso Estadual e outros milhares de educadores no 3º Encontro Estadual de Aposentadas/os, demonstrando a força e a unidade da categoria.

Em 2018 os desafios serão ainda maiores. Nossa responsabilidade será continuar lutando contra os retrocessos, a retirada de direitos e sermos vitoriosos! Aproveitemos com sabedoria esse momento para renovarmos nossas energias e esperanças por uma vida com mais igualdade, respeito e dignidade para todos e todas.

Direção Colegiada