Sucateamento da Educação em discussão em audiência em Brasília

10/08/2017 por: Comunicação Sindiupes

Sucateamento, redução de bolsas e de recursos nas universidades públicas, nos institutos de educação federais e na Educação Básica têm sido uma realidade em muitos estados brasileiros.

Essa grave situação está sendo vivenciada de norte a sul do país, como resultado das medidas de retrocesso do ilegítimo governo de Michel Temer com o apoio do Congresso Nacional, e a situação só tende a piorar.

Esses e outros assuntos estão em discussão na Audiência sobre Demarcação de Terras Quilombolas que acontece, em Brasília, nesta quinta-feira (10) com a presença do SINDIUPES, representado pelo diretor Gean Carlos Nunes, e membros da CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

O Espírito Santo é um dos estados brasileiros que apresentam muitos conflitos nessa questão, principalmente em razão das grandes áreas ocupadas por plantações de eucalipto que avançam sobre as terras quilombolas, causando profundos impactos sociais e ambientais.

Outra medida que vem recebendo fortes críticas é a LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018  que foi sancionada nesta última quarta-feira (09) e vetou a prioridade para as metas do Plano Nacional de Educação-PNE, o que impedirá o cumprimento dos objetivos estipulados nos âmbitos federal, estadual e municipal.

A LDO estabelece metas, gastos e prioridades do governo para o ano seguinte. A Lei foi publicada nesta última quarta-feira com cerca de 40 vetos, entre eles o que estabelecia investimentos mínimos para o setor da saúde de acordo com o aumento populacional. Também foi vetada a realização de uma Auditoria da Dívida Pública com a participação da sociedade civil que estava prevista para 2018.

Mais uma vez o governo ilegítimo de Michel Temer mostra a que veio. E não é para defender os interesses dos trabalhadores e da população brasileira.