DST/AIDS

O SINDIUPES criou em 2013 o Grupo de Trabalho DST/AIDS. Seu objetivo é trazer este tema para o cotidiano da escola, uma vez que atualmente temos um número cada vez maior de jovens, mulheres e idosos sendo contaminados pelas DSTs. Se no passado tínhamos grupos de riscos, hoje as DSTs não faz acepção de pessoas e o que é mais grave é que as pessoas não se informam nem se previnem das mesmas.

Sendo assim, o SINDIUPES juntamente com a Internacional pela Educação – IE e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, tem elaborado diversas palestras, projetos e oficinas para levar formação e informação para o corpo docente e discente do Espírito Santo e em todo o Brasil.

Recentemente participamos de um encontro em Fortaleza – CE, sobre  este tema e temos dialogado com as Secretarias Municipais de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Saúde e demais entidades da sociedade civil para fazer valer o Projeto de Saúde e Prevenção na Escola;

Pretendemos atuar em conjunto com estas entidades e nosso retorno tem sido muito positivo, uma vez que são raros os sindicatos que atentam para esta questão tão emergencial para nossa sociedade.

Para saber mais sobre o tema veja o filme O Jardineiro Fiel com direção de Fernando Meirelles O filme é adaptação do livro homônimo de John le Carré sobre a manipulação das indústrias farmacêuticas para testar drogas contra o HIV, em comunidades pobres da África.

Segue abaixo os links deste filme que merece ser visto :