Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

29 de janeiro – Diga Não à Transfobia

Seta
29/01/2024
Por Comunicação

Em 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data que simboliza a luta de travestis e de transexuais por direitos e pelo reconhecimento de suas pautas e de suas identidades.

A data foi instituída a partir de 2004, tendo como marco o dia em que pessoas trans e travestis foram a Brasília, pela primeira vez, em ato organizado para lançar a campanha Travesti e Respeito, no Congresso Nacional.

O SINDIUPES entende que o Dia Nacional da Visibilidade Trans é mais uma oportunidade de reafirmar e somar forças para combater a transfobia (aversão ou discriminação contra a população trans), violência que exclui e afasta pessoas trans do ambiente educacional ou de trabalho,  atentando contra o próprio direito à vida.

Histórico

Em 2004, ativistas travestis, transexuais e transgêneros realizaram o lançamento da primeira campanha contra a transfobia. no país, “Travesti e Respeito”, com parceria do Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, no Congresso Nacional em Brasília.

A campanha foi criada com o objetivo de sensibilizar educadores, profissionais de saúde e além de visibilizar a própria cidadania e autoestima de travestis e transexuais.

Essa ação nacional contou com a organização da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), idealizada e construída por ativistas transexuais para a promoção do respeito e tornou-se um marco.

Fique sabendo:

Transgênero ou trans são pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi determinado no nascimento.

Travestis são pessoas que vivenciam o papel de gênero feminino, não se identificam com gênero masculino, mas se reconhecem numa identidade feminina.

 

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes