Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

3⁰ Webinário reúne 300 participantes em formação sobre Educação Antirracista

Seta
25/11/2021
Por Comunicação

Espaço de luta, resistência e formação continuada para a construção de uma Educação Antirracista.

Com essa proposta teve início na quarta-feira (24) o 3º Webinário do SINDIUPES com o tema Zumbi e Paulo Freire: Cultura e Resistência.

Organizado pela Secretaria de Relações Étnicos-Raciais, o evento integra a programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, buscando refletir sobre a luta do povo negro e sua contribuição para a formação política, social e cultural dos brasileiros.

Na abertura, o secretário Adriano Albertino avaliou o Webinário como “uma formação necessária em tempos tão difíceis em que há diversas tentativas de silenciamento do povo negro e dos trabalhadores em educação por parte dos grupos políticos que ocupam o poder.  Essa é uma formação continuada e qualificada para combater o racismo com o objetivo de atender aos trabalhadores e às trabalhadoras no caminho de uma Educação Democrática, Inclusiva e Soberana”.

Salomé de Sá, também secretária da pasta, ressaltou a importância da atividade na luta contra o racismo e como espaço de construção da Educação. “É preciso entender que o racismo estrutural, institucional, e em várias outras formas, se manifestam em todos os espaços sociais, em todas as instâncias de poder. Por isso, precisamos assumir o compromisso de refletir e repensar o currículo com ações formativas como essa para a construção de uma Educação Antirracista”.

Palestrantes

Nessa primeira etapa do Webinário, o evento teve a presença do Professor Dr. Ramatis Jacino, Docente e Membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do ABC/SP.

Jacino abordou o aspecto formativo e educador do Movimento Negro, as dimensões políticas, sociais, culturais e epistemológicas de Zumbi dos Palmares e sua proximidade com as ideias de Paulo Freire no sentido da busca por uma Educação Libertadora e como resistência ao sistema educacional opressor.

Os debates contaram também com a apresentação de Babalorixá e Historiador sr. Carlos Januário, especialista em História da África e em Religiosidades Afro-brasileiras, que destacou o resgate da ancestralidade do povo negro por meio das casas de matrizes africanas em contraponto a uma subcultura brasileira, além de ressaltar o papel da Educação como espaço de resistência e não meramente como espaço para acomodação de interesses que perpetuam o racismo.

Participação

Confirmando a tendência de grande participação nas atividades da Plataforma Digital, o 3º Webinário reuniu cerca de 300 trabalhadores/as em educação de todas as regiões do Estado, demonstrando a importância desse debate e o interesse da categoria pela temática do combate ao racismo.

O encontro foi transmitido pela plataforma Zoom e participaram profissionais em Educação filiados/as, que foram cadastrados/as previamente na Plataforma Digital, obedecendo o prazo mínimo de 7 dias.

A programação da segunda etapa inclui outras atividades, como debates, oficinas e análises de textos, abrangendo um total de 60 horas, que também serão desenvolvidas por meio da Plataforma Digital do SINDIUPES.

 

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes