A Assembleia de Plenária Geral do SINDIUPES, realizada nessa quarta-feira (31/05), na sede do sindicato, elegeu as delegações da categoria que participarão dos congressos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) neste ano.
Para o 13º Congresso Estadual da CUT (CECUT-ES), a ser realizado nos dias 25 e 26 de agosto, em Nova Almeida/Serra, foram eleitos 50 delegados titulares e 23 suplentes.
Para o 14º Congresso Nacional da CUT- CONCUT 40 anos, que acontecerá de 07 a 10 de outubro, em São Paulo, foram eleitos 17 delegados titulares e 8 suplentes.
A Assembleia de Plenária Geral – prevista no artigo 13 do Estatuto do SINDIUPES -, também aprovou, por unanimidade, a proposta de emenda aditiva ao Eixo 1: Fortalecimento do Sindicalismo Cutista pela criação das Secretarias Nacional e Estaduais de Promoção dos Direitos das Trabalhadoras e dos Trabalhadores LGBTQIA+ da CUT.
A proposta considera que o 14º CONCUT deve avançar na organização e representação dos/as trabalhadores/as LGBTQIA+ na estrutura da CUT, como forma de aprofundar a democracia e aumentar a densidade sindical, alcançando um segmento da classe trabalhadora, historicamente, sub-representado nas entidades sindicais e nos processos de negociação coletiva de trabalho.