Hoje, 18/04, é o Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em Defesa do Ensino Médio.
Neste dia, a CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e suas entidades filiadas realizarão mobilizações em escolas e municípios em defesa das políticas de valorização do/a trabalhador/a em educação, tendo como principais reivindicações:
O SINDIUPES concentrará esforços em atos de pressão pelas redes sociais, reforçando a importância do cumprimento da Lei do Piso – 11738/2008.
O Piso Nacional é um dos principais instrumentos de valorização para os/as trabalhadores/as, e isso reflete diretamente na qualidade da educação.
E uma das principais lutas do SINDIUPES é pela valorização de todos/as os/as profissionais que atuam dentro da escola pública, do/a funcionário/a ao/à professor/a, com a efetiva implementação da Lei do Piso-11.738, pois somente assim é possível garantir um salário digno para todos os profissionais da educação, além de um plano de carreira respaldado por uma lei nacional de diretrizes e condições dignas de estudo.
Novo valor
A Lei determina que o Piso Salarial seja atualizado, anualmente, no mês de janeiro. O novo valor do Piso Salarial do Magistério para 2024 é de R$ 4.580,57 sendo referente ao vencimento inicial das carreiras dos/as professores/as da Educação Básica com jornada de 40 horas semanais. O reajuste de 3,62% foi publicado pelo Ministério da Educação-MEC em 31/01.
Apesar de ser previsto em lei, aqui no Espírito Santo, nem o governo estadual nem a maioria das prefeituras paga o Piso, conforme determina a lei.
Por isso, temos que travar uma batalha permanente e cobrar de prefeitos e governador do Estado o pagamento do Piso na Carreira, respeitando os níveis e as referências, com o reajuste anual também estendido aos/às funcionários/as de escolas
Junte-se a nós e marque os/as governantes que ainda não pagam o Piso Salarial.
Como parte das ações desse Dia Nacional de Luta, o SINDIUPES produziu um vídeo para reforçar as mobilizações. Clique aqui e assista.
As mobilizações desse dia 18 de abril precedem as atividades das 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, também promovida pela CNTE, que acontece de 22 a 26 de abril de 2024. Este ano, o tema do evento é: “O PNE como Política de Estado e as Urgências da Educação Brasileira”.
A proposta do evento é incentivar atividades nas escolas públicas para aumentar a conscientização sobre o novo PNE-Plano Nacional de Educação, com base no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024). ]
Todos os/as trabalhadores/as da educação das escolas públicas do Brasil estão convidados/as a participarem.
Acesse aqui e veja a programação completa.