12/07/2024
Por Comunicação
Promover o desenvolvimento e aprofundamento dos saberes e práticas docentes e, assim, contribuir para o processo de formação continuada das/os trabalhadoras/es em educação pública no Espírito Santo.
Com esses objetivos o SINDIUPES iniciou nessa quinta-feira (11) as atividades do seu 6º Webinário de Formação com o tema Debatendo a Educação Infantil: do Pedagógico às Vivências.
O evento reuniu mais de 200 participantes, entre professores/as, pedagogos/as, diretores/as do sindicato, entre outros/as trabalhadores/as em educação de todas as regiões do Estado, demonstrando a importância desse debate e o interesse da categoria por essa temática.
Coordenado pelo assessor político do SINDIUPES Marcelos Chagas, o evento contou com a colaboração dos/as professores/as Mirna Danuza Fonseca e João Paulo Cardozo, dirigentes que integram a Direção Executiva do Sindicato.
A atividade foi transmitida pela plataforma Zoom para os/as profissionais em Educação filiados/as, que foram cadastrados/as previamente na Plataforma Digital, obedecendo o prazo mínimo de 7 dias de antecedência ao evento.
Momento formativo
Esse primeiro módulo formativo contou com a participação de especialistas na área da Educação Infantil com atuação em redes de ensino da Grande Vitória, que promoveram importantes reflexões acerca dos seguintes eixos temáticos:
- Cuidar e Educar na Educação Infantil, com exposição de Karla Rosane Silva, professora e pedagoga na Rede Municipal de Vitória desde 2001. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior e Psicanálise Clínica e Institucional. Com experiência em gestão de CMEI-Centro de Educação Infantil por 9 anos. É assessora técnica da Coordenação de Educação Infantil, atuando nos movimentos de assessoria, formação e produção de documentos orientativos.
Esse mesmo tema foi abordado por Camila Fehlberg Maleque, pedagoga da rede municipal de Vitória desde 2008. Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAESA. Atua desde 2014 na Coordenação de Educação Infantil na Secretaria de Educação de Vitória/Seme com foco de atuação em assessoria aos CMEIs, formação de professores, atendimento a profissionais e munícipes, bem como a produção de documentos.
- Políticas de Inclusão na Educação infantil: Educação Étnico-Racial – Como trabalhar o tema na Prática Educativa, apresentado por Ione Aparecida Duarte Santos Dias – Professora de Educação Especial nos municípios de Vila Velha e Cariacica. Integra o grupo de estudo do NEAB-Ufes/Universidade Federal do Espírito Santo e o coletivo literário Diversidade Literária. Mestra em Educação pela Ufes, com ênfase na diversidade e inclusão. Escritora de literatura infanto-juvenil, com recorte na diversidade racial. Educadora e pesquisadora com foco na história e cultura afro-brasileira e africana, e na implementação desses temas no currículo escolar.
- Criança, Natureza e o Lugar do, Sonho: Desemparedamento da Infância, apresentado por Bruno Henrique Ferreira dos Santos, Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, na linha de pesquisa de Docência e Gestão de Processos Educativos. Atua como Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Viana. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ CICLOS – Grupo de pesquisa em currículos e interações colaborativas na educação básica e no ensino superior, coordenado pela professora Larissa Ferreira Rodrigues Gomes (UFES).
Programação
O 6º Webinário Debatendo a Educação Infantil: do Pedagógico às Vivências terá uma segunda aula no dia 08 de agosto, entre outras atividades assíncronas, abrangendo um total de 60 horas, que também serão desenvolvidas por meio da Plataforma Digital do SINDIUPES.
O segundo módulo no dia 08/08 será realizado de 19h às 21h por meio da Plataforma Digital do SINDIUPES (Zoom Meeting) com a participação dos seguintes palestrantes:
- Profa. Ms. Ana Cristina Fonseca Guilherme da Silva (SINDIUTE-Fortaleza)
- Profa. Doutoranda Rute Leia Silva (PPGE-UFES)
- Profa. Doutora Luana Frigulha Guisso (UNIVC)
Os tópicos temáticos a serem abordados são:
- Valorização dos Profissionais da Educação Infantil
- Educação Especial na Educação Infantil: Inclusão e Desafios a serem enfrentados
- Responsabilidade da Família x Responsabilidade da Escola: como obter educação de qualidade
Para garantir a participação no Webinário e ter acesso ao debate, é necessário se cadastrar na plataforma do SINDIUPES até 7 dias antes do evento.
No dia da atividade, o link de acesso será divulgado nas redes sociais do SINDIUPES.
O/a profissional inscrito, além de assistir remotamente às apresentações e discussões, deverá participar das tarefas complementares e fazer a avaliação final para, então, ter direito ao certificado de 60 horas.
Todas as orientações serão encaminhadas via e-mail e, ao final da formação, os/as participantes receberão o certificado e um kit com publicações e o material completo do Webinário.