Neste 19 de setembro, o Brasil e o mundo celebram os 103 anos de nascimento de Paulo Freire – Patrono da Educação Brasileira.
Uma data importante que nos remete à vida do educador, pedagogo e filósofo pernambucano, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Em homenagem à vida e ao grande legado deixado por Freire para a Educação Brasileira e para os movimentos sociais, o SINDIUPES relembra com orgulho o vídeo exibido no seu 36º Congresso Estadual, em 2022, em Vitória/ES.
Uma biografia poética, repleta de imagens históricas, celebrando a vida e o legado desse grande mestre que é referência mundial na educação.
Clique no link para assistir: https://www.instagram.com
Mestre
Patrono da Educação Brasileira e educador reconhecido internacionalmente, Paulo Freire é um dos pensadores mais citados do mundo em universidades da área de humanas, com obras traduzidas em mais de 20 idiomas.
Freire recebeu 29 títulos de Doutor Honoris Causa concedido por universidades da Europa e das Américas, além de prêmios como o “Educação pela Paz”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco).
Em 1963, o educador desenvolveu um método inovador de alfabetização na cidade de Angicos/Rio Grande do Norte: ele ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, sendo defensor de uma educação libertadora e de uma pedagogia crítica.
Em razão do seu posicionamento sofreu grande perseguição durante o regime militar a partir de 1964.
Autor de Pedagogia do Oprimido, entre outras obras, os ensinamentos e ideias do educador são, até hoje, aplicados em escolas e universidades que usam a sala de aula como instrumento de transformação social.
Viva Paulo Freire!