Neste 15 de Outubro – Dia do/a Professor/a, a Diretoria Colegiada do SINDIUPES presta homenagem a todos vocês, educadores/as, que dedicam suas vidas a essa profissão tão nobre e essencial.
Reconhecimento, Respeito e Valorização é tudo o que desejamos e pelo qual lutamos, diariamente, nessa caminhada em busca de dignidade à nossa categoria!
Em homenagem à jornada de cada Professora, de cada Professor, o SINDIUPES dedica esse registro em vídeo para valorizarmos em refletirmos sobre o relevante papel desse profissional na construção de uma sociedade com inclusão, paz e igualdade.
Afinal, Tudo é Educação!
Histórico
No Brasil, o Dia do/a Professor/a passou a ser comemorado oficialmente em 15 de outubro de 1963.
Mas a data já era celebrada em Santa Catarina desde 1948 por iniciativa de Antonieta de Barros, a primeira mulher negra a ser eleita deputada no país.
Professora por formação e filha de uma escrava liberta, Antonieta teve papel fundamental na luta pela igualdade racial e pelos direitos das mulheres. Sua bandeira política era o poder revolucionário e libertador da educação para todos.
Em 1934, na primeira vez em que as mulheres brasileiras puderam votar e se candidatar, Antonieta elegeu-se deputada estadual.
Em 1948, apresentou à Assembleia Legislativa catarinense o projeto de lei que criava o Dia do/a Professor/a.
Somente 15 anos depois é que a data passou a ser oficializada em todo o Brasil, após a assinatura de um decreto do presidente João Goulart.
O dia 15 de outubro foi escolhido como Dia do/a Professor/a em referência à data em que o imperador D. Pedro I instituiu o Ensino Elementar no Brasil, em 1827.