Fortalecer a ação sindical e buscar caminhos para enfrentar os desafios dos/as trabalhadores/as em educação pública na conjuntura atual.
Com essa proposta, o SINDIUPES realizou dos dias 27 a 29 de setembro, no SESC de Guarapari, a I Jornada Pedagógica com o tema Educação, Política e Democracia.
O evento de formação reuniu cerca de 250 pessoas, entre diretores/as da entidade, conselheiros/as fiscais, coordenadores/as municipais e representantes de base.
Foram três dias de intensas atividades, proporcionando aos/às participantes a oportunidade de dialogar e atualizar o debate sobre temas que envolvem a Educação Pública e os/as trabalhadores/as em educação.
A programação contou com painéis temáticos ministrados por diretores do SINDIUPES, dirigentes da CNTE- Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CUT Nacional e outros representantes de categorias que integram a luta sindical.
Foram debatidos assuntos abrangentes, desde as consequências da implantação do novo Ensino Médio, as alternativas para o Fundeb – que termina em 2020 -, a defesa dos direitos humanos e os caminhos para enfrentar os ataques à classe trabalhadora.
Entre os palestrantes, Antonio de Lisboa Amâncio Vale, professor da Rede Pública do Distrito Federal e Secretário de Relações Internacionais da CUT Nacional, fez a abertura do evento com a palestra Os Ataques e Desafios do Movimento Sindical no Contexto Mundial.
Desafios na Educação: Novo Fundeb foi o tema apresentado por Marta Vanelli, Secretária de Formação da CNTE e representante no Conselho Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, que fez uma análise profunda e consistente das propostas que estão em discussão do Congresso Nacional sobre os destinos do Fundeb, importante ferramenta de financiamento da Educação Pública, bem como a valorização e sustentação dos/as trabalhadores/as em educação do Brasil.
Um outro aspecto analisado por Paulo César Borba Peres, coordenador no Brasil da ICM-Internacional da Construção e da Madeira deu ênfase à Globalização da Economia e o Mundo do Trabalho, que atualmente exclui de maneira avassaladora a classe trabalhadora do processo de discussão e elaboração de alternativas para que a economia mundial esteja não só a serviço do mercado e do capital especulativo.
Com a realização da Jornada Pedagógica, o SINDIUPES contribui de forma significativa para o fortalecimento da formação sindical que tem papel fundamental na organização, luta e resistência dos/as trabalhadores/as em educação em defesa de seus direitos.
Veja, abaixo, como foi a programação temática da Jornada:
27/09/2019 (sexta feira)
– Os Ataques e Desafios do Movimento Sindical no Contexto Mundial
Palestrante: Antonio de Lisboa Amâncio Vale (professor da Rede Pública do Distrito Federal e secretário de Relações Internacionais da CUT Nacional)
– Novo Ensino Médio
Painelista: Carlos Duarte (professor-pedagogo e diretor da pasta de Política Sindical do SINDIUPES)
– Globalização da Economia e o Mundo do Trabalho
Palestrante: Paulo César Borba Peres (licenciatura em Ciências Políticas (UNIVIX), pós-graduado em Sindicalismo e Política Internacional (UNICAMP) e coordenador no Brasil da ICM (Internacional da Construção e da Madeira)
28/09/2019 (sábado)
– Os Órgãos Colegiados Democratizando a Gestão em Contextos Empobrecidos
Painelista: Júlio César Alves dos Santos (professor de Línguas e Psicopedagogo da Faculdade de Viana (FESAV), jornalista, psicanalista e autor do Dicionário do Dialeto Capixaba e Nheegatu – a Linguagem Indígena)
– A Reforma Empresarial da Educação
Painelista: Menderson Rezende (licenciatura em Geografia (UFES), pós-graduado em Educação Especial/Inclusiva (UNICIDADE/ES), diretor da CUT/ES e aluno especial do mestrado em educação (UFES), na linha de Educação Especial e Processos Inclusivos
– A Comunicação e Sua Importância para a Educação
Painelista: Ildebrando Paranhos (licenciatura plena em geografia (FAFIC/ES), professor da rede estadual do ES, diretor da pasta de Comunicação do SINDIUPES e presidente do FUNDEB/ES)
– Educação, Saúde e Previdência
Painelista: Aguiberto Oliveira de Lima (graduado em pedagogia (UFES), pós-graduado em Economia e Planejamento Sindical e Gestão Escolar (UNICAMP). Ex-diretor de Saúde do Trabalhador da CUT/ES e atual diretor de Saúde do Trabalhador do SINDIUPES)
– Currículo no Espirito Santo e Gestão Democrática
Painelista: Gildo Lyone Antunes de Oliveira (mestrando do programa de pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE- UFES), professor de Filosofia das Redes Municipal de Cariacica e Estadual e Diretor Adjunto do SINDIUPES).
– O Sindicalismo como Forma de Resistência
Painelista: Noêmia Simonassi (Licenciatura em Letras e Pedagogia (Universidade Castelo Branco – Colatina/ES), pós-graduada em gestão educacional e supervisão escolar (Fundação Salagado Filho/RJ). Ex-presidenta da CUT/ES e atual diretora da secretaria do Administrativo Financeiro do SINDIUPES)
29/09/2019 (domingo)
– Uma Educação Machista, Sexista e Lgbtfóbica: Uma Política Sistemática de Exclusão
Painelista: Christovam Mendonça (mestrado em Ciências das Religiões (FUV/ES), doutorando em Educação (UCP/RJ) e secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos/as Trabalhadores/as em Educação)
– Estratégias e Táticas de Atuação em Entidade Sindical da Educação
Painelista: Paulo Teixeira (professor de metodologia científica, especialista em Sindicalismo e Trabalho e diretor-adjunto do SINDIUPES)