Nota de Repúdio
O recesso escolar é um direito garantido por lei aos/às professores, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como através da CLT.
A lei fala que as escolas públicas de Educação Básica devem cumprir 200 dias letivos de aula, fora este período estão as férias de 30 dias dos/das professores/as entre os mês de dezembro e janeiro e o recesso escolar, no mês de julho.
Nesse sentido, a Direção Colegiada do SINDIUPES considera ABSURDA a postura de um parlamentar do município de Atílio Vivacqua que vem divulgando vídeos e comentários nas redes sociais com críticas infundadas ao recesso da categoria que ocorre neste período de 12 a 16 de julho.
Além de mostrar total desconhecimento sobre a legislação, é uma atitude de grande DESRESPEITO aos/às professores/as que têm cumprido efetivamente com suas atividades de trabalho, desde o início da pandemia do Coronavírus em março de 2020, seja por meio do ensino híbrido e remoto para garantir o ensino a todos/todas estudantes.
Portanto, o SINDIUPES não irá admitir que a nossa categoria seja atacada por setores da sociedade que, por meio de discursos de ódio, tentam desvalorizar e desqualificar os/as trabalhadores/as em Educação.
Exigimos respeito com os/as nossos/nossas professores/as!
MARIA MARTA DA SILVA
Diretora do SINDIUPES Região Sul