Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama.
No Brasil, esse tipo de tumor é o que mais atinge a população feminina e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de câncer diagnosticados.
Para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o SINDIUPES se soma à campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle da doença.
Nas redes sociais do Sindicato, você pode acompanhar ao longo desse mês uma série de cards e vídeos de conscientização com nossas diretoras sindicais, reforçando que prevenção é o melhor caminho na luta contra o câncer de mama.
Acesse o Instagram @sindiupes_oficial e Facebook @sindiupes
Histórico
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, nos Estados Unidos, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).
No Brasil a data é celebrada desde 2002 com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Situação grave
O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País.
As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física.
O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País.
Prevenção
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
Detecção
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com redução da mortalidade pela doença.
Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.
A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres por meio do autoexame.
O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.
Luta
O SINDIUPES reconhece a importância da campanha e encoraja todas as mulheres, em especial as trabalhadoras em educação, para realizarem seus exames regularmente, pois quanto mais cedo o diagnóstico é feito há mais chances de tratamento e cura.
A Secretaria de Gênero do SINDIUPES também alerta para o fato de que milhões de mulheres brasileiras não conseguem fazer o exame de mamografia no SUS-Sistema Único de Saúde.
Essa grave situação exige de toda a sociedade uma reação contra as políticas atuais de desmonte do SUS-Sistema Único de Saúde, que vem sendo patrocinada pelo governos federal e por meio do sucateamento do setor e de cortes nos investimentos.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer/INCA