O SINDIUPES segue firme na luta para defender e ampliar os direitos dos/as trabalhadores/as em educação, tanto os/as da ativa como os/as aposentados/as que tanto contribuíram com a educação capixaba.
Nesse sentido, os/as diretores/as Noêmia Simonassi e Gean Carlos Nunes estiveram reunidos, no dia 09/12, com o deputado Bruno Lamas, presidente da Comissão de Educação da ALES, para dialogar sobre as questões referentes aos recursos da Educação.
Inicialmente, os/as dirigentes fizeram uma explanação e esclarecimentos sobre a Lei do Piso (11.738/2008) e os seus impactos na carreira dos/as professores/as.
Outro ponto abordado trata-se da reorganização da Tabela de Vencimento, com ênfase na situação do salário dos/as aposentados/as que estão neste modelo remuneratório.
Os/as diretores/as apresentaram a tabela atual e detalharam o valor irrisório complementado pelo estado para se chegar ao mínimo do Piso Nacional, o que representa uma vergonha para o Espírito Santo.
Entre as reivindicações apresentadas para serem analisadas junto ao Jurídico do gabinete e encaminhadas ao governador estão:
– Reorganização da Tabela de Vencimento;
– Definição ainda este ano do reajuste linear para 2022, com previsão de pagamento em janeiro;
– Concessão de bônus aos/às profissionais que trabalham nas SREs e SEDU e aos/às funcionários/as de escola, utilizando os 30% dos recursos do FUNDEB.
– Pagamento de abono ou bônus para os/as professores/as aposentados/as que não puderam ser incluídos no FUNDEB devido às restrições da lei.
– Consulta ao Tribunal de Contas do Estado sobre como usar as sobras dos 25% do Orçamento da Educação.
Encaminhamentos
O deputado Bruno Lamas demonstrou apoio às reivindicações dos/as professores/as aposentados/as e acolheu as sugestões apresentadas pelo SINDIUPES.
O parlamentar comprometeu-se, juntamente com sua equipe, a preparar toda a documentação necessária para enviar ao governador com um pedido para que essas reivindicações sejam atendidas.
Bruno Lamas também parabenizou o SINDIUPES pela forte atuação na defesa dos/as trabalhadores/as em educação, frisando que diversas ações do governo são resultado da firmeza e seriedade do Sindicato.
Entre as medidas citou a prioridade na vacinação dos/as trabalhadores/as em educação, o auxílio tecnológico para os/as professores/as e a reorganização da carreira na Tabela do Subsídio, lembrando que todas estas reivindicações foram aprovadas pela ALES.