Com a proposta de fortalecer a luta por igualdade e pelo direito à educação para a diversidade, o SINDIUPES convida os/as trabalhadores/as em educação no Espírito Santo para o seu 4º Webinário com o tema Cidadania LGBTQIA+ na Educação Pública e na Sociedade.
O Webinário dá continuidade ao programa de formação continuada do Sindicato e terá início no dia 26 de março com aula simultânea, às 10h, por meio da Plataforma Digital do Sindicato.
A organização é da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa LGBTI+ e do Coletivo Estadual de Diversidade Sexual-LGBTI+ do Sindicato.
Os objetivos são contribuir para a formação continuada de profissionais da educação filiados/as ao SINDIUPES para a construção de uma educação pública democrática, plural, inclusiva, antirracista e antiLGBTfóbica.
“Com mais essa iniciativa, o SINDIUPES reafirma a sua trajetória em prol do engajamento da nossa categoria em temática sociais, na luta por direitos e na construção de uma escola com igualdade e sem preconceitos”, destaca Mirna Danuza, diretora da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa LGBTI+.
Atividades
Com carga horária de 60 horas, o 4º Webinário terá uma segunda aula simultânea no dia 07 de maio e diversas atividades não simultâneas, contando com a presença de expositores que pesquisam e militam nas lutas pela Cidadania LGBTQIA+ na educação e no mercado de trabalho.
Visando proporcionar a compreensão crítica acerca dos direitos da população LGBTQIA+, as atividades complementares incluem estudo de textos, vídeos e questionários relacionados aos conteúdos temáticos, e acontecerão no período de 26 de abril a 20 de junho.
Educação Inclusiva
O professor Tiago Mello, diretor da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa LGBTI+, ressalta que uma educação pública, verdadeiramente, democrática e inclusiva não pode conviver com práticas de discriminação e violência.
“Nesse contexto, o Webinário será uma oportunidade para refletir sobre estratégias de proteção e promoção dos direitos dos/as trabalhadores/as e estudantes LGBTQIA+, além de apontar caminhos para combater as práticas de violência e discriminação LGBTfóbica nas escolas públicas e na sociedade”.
Importante destacar que poderão participar do Webinário os profissionais em educação, filiados/as, cadastrados previamente pelo SINDIUPES por meio da Plataforma Digital, obedecendo o prazo mínimo de 7 dias para a verificação dos dados e seguindo todos os protocolos necessários para garantir segurança ao sistema e à realização do evento.
Ao final das atividades, os/as participantes receberão certificado e um kit com o material completo do Webinário.
Participe!