As reivindicações dos/as Funcionários/as de Escola foram assunto de audiência nesta quarta-feira(17), na secretaria de governo de Vila Velha.
A Comissão de Negociação Permanente dos/as Funcionários/as da Educação do Município de Vila Velha, SINDIUPES e o governo municipal se reuniram para dialogar e negociar sobre as seguintes pautas:
• Bônus Assiduidade para os secretários/as, auxiliares de secretaria e bibliotecários/as no valor de R$350,00;
• Pleitear representantes das categorias para compor a comissão de Reformulação do Plano de Cargos e Salários do quadro Geral do Administrativo da Educação;
• Direito à formação em serviço, ou seja, poder se ausentar do posto de trabalho para frequentar cursos de capacitação oferecidos pela própria prefeitura;
• Direito ao percentual de Insalubridade para cuidadoras/es e auxiliares de Umei.
• Concurso: ampliar de 30 para 50 o número de vagas para Secretaria Escolar;
• Prêmio Incentivo (PI) para os Administrativos da Educação;
• Inclusão do Dia do Funcionário/a de Escola no Calendário Escolar na data de 10 de agosto conforme Lei Estadual.
Essas pautas têm sido, exaustivamente, debatidas com o governo e já registram-se alguns avanços.
No próximo dia 24/07 (quarta-feira), no Titanic, em Vila Velha, será realizada Assembleia dos/as Funcionários/as e o SINDIUPES informará à categoria todos os resultados dessa audiência.
Luta permanente
A determinação e a disposição para a luta pelos direitos dos/as trabalhadores/as dessas categorias têm sido o ponto alto dessa equipe.
Tem sido gratificante perceber o crescimento e a maturidade política desse grupo e o seu comprometimento com suas bases.
É importante ressaltar que, junto com o SINDIUPES, os/as funcionários/as de escola tem conseguido espaço e reconhecimentos como uma classe trabalhadora, mesmo com tantas adversidades e desafios.
Nova audiência
No dia 11 de setembro, haverá uma outra audiência da Comissão de Negociação onde o governo apresentará respostas para os seguintes pontos que ficaram pendentes:
1. Análise do impacto financeiro sobre a
possibilidade de aplicar esse bônus para os secretários e bibliotecários;
2. Direito da formação em serviço,inclusive oferecendo os cursos nos sábados e à noite;
3. Direito à Insalubridade: as partes interessadas farão uma descrição de suas atividades laborais e apresentarão à Administração para que avalie se as mesmas cabem na legislação sobre a Insalubridade;
4. O concurso em andamento e o processo de licitação para a escolha da empresa que irá elaborar o edital.
O SINDIUPES continuará empenhado e comprometido com a luta pela conquista e garantias desses direitos.