Como parte das atividades alusivas ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, o SINDIUPES participa do Seminário Direitos Humanos: Reflexões e Desafios Contemporâneos, que acontece nestes dias 10 e 11/12, em Vitória/ES.
É mais uma iniciativa junto à Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes que fortalece a ação do sindicato na defesa e promoção de direitos humanos em nível local e nacional.
O evento conta com organização da professora Drª Patrícia Rufino, do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Ufes.
Abertura
Com a presença de integrantes da Direção Executiva e funcionários/as do Sindicato, o Seminário teve abertura oficial, às 14 horas desta terça-feira (10), no Cine Metrópolis, na Ufes, com apresentação da cantora Sol Pessoa, cuja trajetória é marcada pela luta por respeito e igualdade.
Entre as atividades da programação desta terça-feira (10) destacam-se a exibição de curta-metragem sobre o tema e a realização da Conferência: Direitos Humanos – Reflexões e Desafios Contemporâneos com palestra da professora Luizane Guedes, coordenadora da revisão do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e do Plano Decenal Nacional dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes (PDNDHCA), e Marilene Pereira, também professora e organizadora do projeto E eu, Mulher Preta (exposição fotográfica que questiona a invisibilidade da mulher preta).
Na quarta-feira (11), o evento será realizado na Biblioteca Central da Ufes a partir das 17 horas, com uma exposição de projetos e pesquisas sobre Direitos Humanos desenvolvidos por projetos de extensão e grupos de pesquisa da Ufes.
No local também haverá o lançamento do livro Brasil e as disputas do tempo presente: da Ditadura Militar às Comissões da Verdade (1964-2024), de autoria do professor do Departamento de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em História Pedro Ernesto Fagundes.
O que são os Direitos Humanos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Os direitos humanos provêm da Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH – que é uma carta de princípios onde se estabelecem os direitos e liberdades do indivíduo, independentes de raça, sexo, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição.
Foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral em 10 de Dezembro de 1948, em Paris, na França.
A Declaração tem 30 artigos que abrangem vários direitos e liberdades fundamentais, tais como o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à educação, à saúde, à cultura, entre outros.
E, neste 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos, além de apoiar e promover reflexões e debates sobre essa temáticas, o SINDIUPES reafirma o seu compromisso na luta por uma Educação Pública que respeite e amplie direitos.
Clique nas imagens, abaixo, para ampliar, e confira registros da participação do Sindicato no Seminário: