Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Dia da Amazônia – Vamos refletir e defender a nossa floresta

Seta
05/09/2019
Por Comunicação

 

Rogério Cipriano – Diretor de Meio Ambiente Sindiupes

A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO EM AMEAÇA

Hoje, 05 de setembro, Dia da Amazônia! Uma data que necessita resgatar a consciência humana para a importância de preservação da vida.

Mais do que nunca é o momento de voltarmos nossas atenções para uma das maiores reservas naturais do planeta, uma grande fonte de pesquisas, de recursos naturais e materiais, descobertas científicas no campo da medicina para o Brasil e o mundo. Que alimenta e mantém a biodiversidade da fauna e da flora brasileira e dos diversos países da América do Sul. “Comprometendo cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos.” Além da derrubada das árvores nativas para extração de madeira.

São comuns os relatos de que grandes áreas que são destruídas pela mineração e construção de hidrelétricas, com grandes extensões devastadas para a criação de pastos, destroem-se as plantações com a finalidade de atender interesses do latifúndio, das corporações nacionais e internacionais que se apossam das terras com fins lucrativos, liberam-se herbicidas para o plantio de produtos agrícolas, proibidas em diversas partes do mundo por serem causadoras de doenças crônicas e por agredir e ameaçar à vida humana.

Segundo cientistas a Amazônia é considerada o maior patrimônio de riquezas naturais da biodiversidade mundial e também um espaço que contribui para o equilíbrio do clima mundial.

Ambientalistas, ativistas do meio ambiente, defensores dos direitos humanos das diversas partes do mundo voltam os olhos, se sensibilizam e lutam em defesa de um ambiente saudável e a Floresta Amazônica tem sua grande contribuição ressaltada nessa preocupação.

Sem dúvida o “Dia da Amazônia” servirá para não esquecermos de que a defesa da vida se faz necessária a todo o momento, principalmente quando a política do atraso e da retirada dos direitos vem para destruir milhões de espécies.

A ferramenta que deveria coibir a ação dos criminosos por meio de incêndio em florestas a Lei nº 9.605/98 deixa de ser aplicada, na maioria das vezes, em decorrência da dificuldade técnica em fiscalizar por parte do governo.
Lamentavelmente os órgãos de controle ambiental sofrem com os desmontes provocados pelas políticas internas do Ministério do Meio Ambiente que de formas desastrosas e perversas permite o desmatamento e a destruição avassaladora da Floresta Amazônica.

É emergente a ampliação dos espaços de lutas e resistências, de construir um conjunto de ações que visem a retomada e ampliação das leis ambientais, criar mecanismos de defesa, proteção, conscientização, penalidades.

Que tenhamos coragem para defender à vida e o ambiente sustentável para as futuras gerações.

ROGÉRIO CIPRIANO MOREIRA
Diretor de Meio Ambiente e Educação do Campo – SINDUPES

Fonte:https://mundoeducacao.bol.uol.com.br

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes