Após um longo período sem reuniões, o Fórum Estadual de Educação retomou os trabalhos e as discussões para buscar avançar nas demandas e questões referentes ao setor.
Membros do Fórum participaram de uma reunião na quarta-feira (29), na SEDU-Secretaria Estadual de Educação, que teve como principais destaques a reestruturação do fórum para o triênio 2019-2021, definição de atividades para o ano de 2019 e o monitoramento do Plano Estadual de Educação.
Estiveram presentes o secretário estadual de Educação, Vitor Ângelo e representantes do SINDIUPES, UNCME-União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, UFES e IFES, entre outra entidades da sociedade civil organizada.
Entre as atividades a serem realizadas em 2019, está a organização de um seminário em parceria com a Comissão Mista da Educação da ALES-Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Em relação ao monitoramento do Plano Estadual de Educação, a SEDU solicitará ao Instituto Jones Santos Neves informações sobre o monitoramento.
Todos esses dados serão apresentados na próxima reunião, prevista para o dia 15 julho. A proposta é para que o Fórum Estadual de Educação tenha reuniões bimensais.
O racismo na escola foi outro importante tema abordado durante a reunião. Todos os presentes criticaram o preconceito e a discriminação em razão de cor, raça ou etnia, e cobraram ações efetivas e conjuntas do governo e da sociedade civil para combater esse crime que atinge tanto os estudantes quanto educadores/as.