Valorização, Respeito e Vacina!
Em prosseguimento às ações em favor dos direitos dos/das trabalhadores/as em Educação, implementadas desde o início da pandemia do Coronavirus, a Diretoria Colegiada do SINDIUPES definiu para este ano de 2021 a realização da Jornada de Luta pela Vida – Vacina para a Educação. Disso não abrimos mão!, uma ampla campanha em defesa da categoria e da Educação Pública no Espírito Santo.
A Jornada inclui diversas ações de mobilização permanente, tendo como objetivos principais garantir a inclusão dos/das profissionais da Educação no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, promover articulações junto a diversas instâncias do Poder Público e mobilizar a sociedade em defesa dos direitos da categoria, além de fortalecer as lutas em favor de uma Educação Pública, Democrática e de Qualidade para todos e todas.
O SINDIUPES entende que a vacina é a única medida de proteção à saúde e à vida dos/as trabalhadores/as no retorno às atividades presenciais. Por isso, o Sindicato continuará encaminhando às Casas Legislativas o Projeto de Lei que garanta a prioridade da vacina para os/as profissionais da Educação.
Além disso, será feito um levantamento de denúncias sobre o descumprimento de protocolos sanitários e outros riscos à vida da comunidade escolar, e, posteriormente, o Sindicato acionará o Ministério Público Estadual e Municipais.
Outra importante atividade será a realização de Audiências Públicas nos municípios com a finalidade de debater o projeto de valorização dos/as trabalhadores/as, as denúncias sobre as condições das escolas e os riscos que envolvem o retorno das aulas presenciais.
Greve Nacional
A Jornada de Luta pela Vida ocorrerá em sintonia com ações de mobilização nacional, e nesse sentido, o SINDIUPES também organizará uma grande atividade para marcar o dia 8 de março – data da Greve da Educação, convocada pela CNTE.
Essa é uma Greve Nacional que terá a participação de diversas entidades em todo o Brasil, e com amplo apoio internacional, uma vez que o movimento estará centrado na defesa da vida e da vacina contra a Covid-19 para os/as profissionais da Educação.
Na atual conjuntura da pandemia – com o Brasil e o mundo já iniciando a imunização -, o SINDIUPES e a CNTE defendem vacina para todos/todas, com a inclusão dos/as trabalhadores/as em Educação na fase 1 do Plano Nacional de Vacinação. É a garantia de proteção à vida no retorno às aulas presenciais. Por isso, todos os nossos esforços caminham nesse sentido, na busca por respeito e pela valorização da categoria que, nesse momento, representa a luta pela vida, a luta pela vacina!