O SINDIUPES conquistou o reajuste de 4,17% para os/as professores/as da Rede Municipal de Santa Leopoldina, região Serrana do Estado.
Esse índice corresponde ao reajuste do PSPN-Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério definido pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro de 2019.
Desde o início do ano, foram realizadas várias audiências de negociação entre a Direção do SINDIUPES e a Administração Municipal até o prefeito conceder o reajuste, que foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal no mês de junho.
A aplicação do reajuste foi autorizada a partir do mês de julho. O pagamento dos retroativos e demais reivindicações da categoria continuarão sendo discutidos.
Participaram da Mesa de Negociação o prefeito Valdemar Luiz Horbelt Coutinho, a secretária de Educação Ana Cláudia Aparecida Endringer Monteiro e o secretário de Finanças Leomar Laurett.
Representaram a Direção do SINDIUPES nas negociações os/as diretores/as Christovam Mendonça Filho, Lorraine Rangel Calott e Maria da Penha Santana
Piso
Desde o dia 1º de janeiro, o piso salarial do Magistério válido para todos os docentes do país é de R$ 2.557,74, conforme divulgação do Ministério da Educação.
Isso representa um reajuste de 4,17% frente aos R$ 2.455,00 em 2018.
O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais das redes públicas da Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais – e segue o padrão dos anos anteriores, conforme a legislação de 16 de julho de 2008.
Desde a entrada em vigor da Lei do Piso, em 2008, o salário-base do Magistério recebeu reajuste de cerca de 88,2%, se descontada a inflação no período. Porém, boa parte dos municípios não cumpre essa lei.