O SINDIUPES convida a categoria do magistério capixaba e demais trabalhadores/as em educação a participarem das ações em preparação à Conferência Nacional Popular de Educação/CONAPE – espaço fundamental para o fortalecimento das lutas em defesa da Educação Pública e contra medidas de retrocessos dos atuais governantes e grupos empresariais.
É importante participar ativamente das etapas locais e estadual da Conferência Popular da Educação, que estão sendo organizadas pelo Fórum Estadual Popular da Educação do Espírito Santo.
O Sindicato e diversas outras entidades e setores da educação capixaba estão definindo a programação das etapas regionais e estadual, com datas a serem divulgadas em breve.
Como parte da programação, no mês de junho, ocorreu o lançamento da 2ª Conferência Nacional Popular de Educação no Espírito Santo/CONAPE em Audiência Pública (on line) na Assembleia Legislativa.
Mobilização
A CONAPE tem como objetivo geral mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988 e do PNE-Plano Nacional de Educação.
A ideia central é articular as lutas locais e nacionais para construir um projeto amplo que garanta educação pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, além de fazer o enfrentamento às políticas de retrocessos na conjuntura política atual.
Nacional
Vale lembrar que a etapa nacional da Conferência Popular da Educação ocorrerá na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em julho de 2022.
Todas as informações sobre o evento podem ser obtidas em /http://fnpe.com.br/
Acesse o link abaixo e conheça também os cadernos e demais orientações sobre o evento:
https://fnpe.com.br/conape2022/