Com grande receptividade entre a categoria, teve início nesta quarta-feira (07) mais uma importante iniciativa de apoio à formação e qualificação profissional dos/as educadores/as capixabas: o Projeto de Mentoria, uma parceria do
Instituto Agir para o Desenvolvimento da Cidadania com o SINDIUPES.
O Projeto visa qualificar a participação de professores/as das redes municipais de educação da Grande Vitória em processos seletivos de mestrado de instituições públicas.
Mais de 60 professores/as compareceram ao auditório do SINDIUPES, em Vitória, para confirmar a participação no curso e receber as orientações gerais.
A atividade contou com presença de Perly Cipriano, presidente do Instituto Agir para o Desenvolvimento da Cidadania, Dorzília Vaz, representando a Diretora Executiva do SINDIUPES, e Nina Soares, mestre em Educação pela UFES que, em suas falas, enfatizaram a importância dessa iniciativa para orientar os/as professores e aumentar as suas chances de aprovação em processos seletivos de programas de mestrado em instituições públicas de pós-graduação, como UFES e IFES.
Projeto
O Projeto Mentoria como objetivo principal oferecer suporte e orientação individualizada aos/às professores/as da rede municipal, filiados/as ao SINDIUPES.
Para participar da seleção, os/as candidatos/as preencheram um formulário de pré-cadastro disponibilizado pelo SINDIUPES, além de atender a outros pré-requisitos, entre eles: atuar nas redes municipais de educação da Grande Vitória; estar em dia com as obrigações estatutárias do SINDIUPES; possuir curso superior completo reconhecido pelo MEC; e, ter participado do encontro presencial nesse dia 7 de maio, no auditório do SINDIUPES.
O projeto terá atividades presenciais e online que acontecerão entre os meses de maio e outubro de 2025. O/a professor/a deverá ter equipamento adequado (celular e/ou notebook) e internet para participação das sessões online.
Inicialmente, seriam oferecidas 20 vagas, mas devido ao grande interesse demonstrado pela categoria, os organizadores decidiram ampliar o atendendimento para 60 profissionais. Também haverá a possibilidade de formação de novas turmas ao longo deste ano.
Com esta iniciativa, o Instituto Agir e o Sindiupes esperam contribuir para o aperfeiçoamento profissional e para a inclusão de professores/as das redes municipais em cursos de pós-graduação, e principalmente promover a formação de uma nova geração de pesquisadores, bem como para a ampliação da produção de trabalhos acadêmicos que possam contribuir com a qualidade da educação básica e com o desenvolvimento do Espírito Santo.