Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Rede Atílio Vivácqua – Assembleia elege Coordenação do SINDIUPES e apresenta resultado da audiência com prefeitura

Seta
07/04/2025
Por Comunicação

O SINDIUPES realizou no dia 1º de abril, na EMEB Ana Busato, a I Assembleia Geral dos/as Trabalhadores/as em Educação da Rede Atílio Vivácqua (Ativos e Aposentados)

A Assembleia elegeu a Coordenação do SINDIUPES no Município (Ativos e Aposentados), tendo ainda os seguintes pontos de Pauta:

1. Reajuste do Piso Salarial (6,27%);
2. Concurso de Ingresso;
3. Conselhos Municipais;
4. Outros informes da rede municipal;
5. Informes da Rede Estadual.

AUDIÊNCIA COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Os/as diretores/as representantes da Região Sul/SINDIUPES, Heloisa Gomes da Silva Vaillant, João Paulo de Faria Cardozo e Maria Marta da Silva Santos, estiveram em audiência com o prefeito Hélio Humberto Lima Filho e com o secretário de educação Paulo Caldeira Burock Júnior no dia 20 de março/25, no gabinete do prefeito, para tratar de pautas importantes.

Confira o resultado de cada um dos pontos da Pauta de Reivindicações que foi apresentado à categoria na I Assembleia:

PISO NACIONAL NA CARREIRA – O secretário de educação afirmou que o reajuste será retroativo a janeiro e que serão respeitados os interstícios. Informou ainda que a tabela que recebeu da presidente da Comissão Permanente do Plano de Carreira do Magistério/AV, Aldimara Ornallas Burock, não comportou a folha, tornando-se inviável pagar. Outras tabelas foram enviadas para estudo. Disse não saber quando poderia pagar mas, como é de conhecimento da categoria, no dia 25/03/25 o Projeto Lei foi protocolado na Câmara Municipal, com previsão de leitura na sessão de 1º de abril.

CONCURSO DE INGRESSO – Informaram que não podem criar expectativas quanto ao concurso devido a gestão ter iniciado há apenas 3 meses, mas irão estudar o caso. Não souberam responder sobre o quantitativo de contratados na rede de ensino, mas afirmaram ter reduzido o número de contratações da educação de 459 para 352 servidores.

ASSENTO NOS CONSELHOS – Irão rever a legislação para que o SINDIUPES tenha assento nos conselhos, pois a legislação vigente não contempla a participação da entidade.

CLIMATIZAÇÃO NAS ESCOLAS – Os aparelhos de ar condicionado já estão comprados e estão programando a compra/instalação de mais uma placa de energia solar. Para isso, utilizarão o dinheiro do leilão e com o PMDDE (Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola) as diretoras pagarão a instalação dos aparelhos nas unidades escolares.

RECONDUÇÃO DOS MEMBROS DA COMISSÃO PERMANENTE PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO/AV – Não pretendem reconduzir os membros. Será enviado ofício solicitando aos órgãos, que tiverem direito a assento no mesmo, para que façam eleição ou indicação dos novos membros.

CARGOS DE COORDENADOR – Garantiram que esses profissionais estão nas escolas sem gratificação, que foram contratados como professores para dar apoio no horário de recreio, substituir professores afastados por atestado médico, falta abonada e social, folga de eleição e outros. Informaram que, por enquanto, somente as unidades escolares maiores têm esse apoio, mas pensam em estender às outras escolas. Quanto aos contratados com carga horária acima de 25 horas, foi feito aditivo de contrato.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – Está sendo feita  análise do número de alunos laudados para uma melhor adequação da rede, o que envolve mais salas de recurso com atendimento a 4 alunos por vez, compra de equipamentos para modernizar e melhorar o atendimento aos alunos.

O SINDIUPES reafirma o compromisso de estar ao lado da categoria na busca por mais valorização dos/as profissionais da educação.

Categoria(s): Atílio Vivacqua

Ultimas Notícias

Avisos