Uma grande mobilização com manifestações e ato público será organizada pelo SINDIUPES para exigir que o governo Casagrande atenda as reivindicações dos/as trabalhadores/as em educação.
Essa é umas deliberações da II Assembleia Geral da Rede Estadual que reuniu mais de 400 trabalhadores/as, ativos e aposentadas/os, na manhã desta quinta-feira (05), no auditório da FDV, em Vitória.
Com auditório lotado, os/as diretores/as do sindicato apresentaram os resultados da 4ª audiência com a SEDU-Secretaria Estadual de Educação e SEGER-Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, realizada em 04/12, além de destacar os Informes Gerais e Jurídicos e pontuar a Pauta de Negociação com o Governo.
Participaram da mesa os/as diretores/as Adriano Albertino, Lorraine Rangel, Noêmia Simonassi e Ildebrando Paranhos. Já o diretor Christovam Mendonça apresentou os Informes Gerais referentes à CNTE, CUT e CEE.
Em suas falas, tanto os/as integrantes da Diretoria do SINDIUPES quanto os/as professores/as e funcionários/as de escola demonstraram total insatisfação com o governo Casagrande, principalmente em relação à política de conceder abono de final de ano ao invés de garantir reajuste salarial digno como também pelo não cumprimento da Lei do Piso com aplicação na carreira.
Outro grande ponto de insatisfação trata-se do Precatório da Trimestralidade, que vem sendo aguardado há 30 anos pela categoria. Até o momento o governador não recebeu o SINDIUPES e nenhuma das outras entidades que possuem ações da Trimestralidade.
Diante do descaso, foi definido que o SINDIUPES também organizará manifestações com os demais sindicatos de servidores públicos para chamar a atenção da sociedade capixaba para essa tentativa de calote do governo Casagrande contra os/as servidores/as.
Durante a assembleia, os/as profissionais receberam boletins e outros materiais com informações referentes às reivindicações da categorias e às ações que vêm sendo desenvolvidas pelo sindicato.
A diretora Noêmia Simonassi apresentou também um relatório com dados importantes sobre o uso dos recursos do FUNDEB pelos Estados e Municípios, abordando o histórico das leis relacionadas ao Fundo, a aplicação dos recursos segundo a legislação, a falta de planejamento do governo Casagrande na aplicação dos recursos e a luta do SINDIUPES.
Confira a Pauta da Assembleia Geral:
I-INFORME GERAIS
CNTE- CUT- CEE-
II-INFORMES JURÍDICOS:
III-INFORMES DA REDE:
Pontos discutidos na 4ª Audiência com SEDU/SEGER, em 04/12/24
IV – PAUTA DE NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO
V – ENCAMINHAMENTOS DO CRT PARA A ASSEMBLEIA
– Previsão de ato/manifestação publico na primeira assembleia de 2025, caso não sejam atendidas/ resolvidas as questões pendentes da pauta de reinvindicação.
– Ato Público em conjunto com os demais sindicatos relacionado à trimestralidade.
Confira outros registros da Assembleia. Clique nas imagens, abaixo, para ampliar: