Professores/as e demais trabalhadores/as em educação, da ativa, com vínculo acima de 30 dias no Estado, receberão um abono de R$ 7,2 mil.
A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande, nesta sexta-feira (25), e o Projeto de Lei já foi encaminhado à Assembleia Legislativa-ALES para votação.
Com o PL sendo aprovado, o pagamento do abono ocorrerá no mês de dezembro/22.
A medida contemplará todos os profissionais da ativa, vinculados à unidades de ensino, SEDU e Superintendências, com exceção dos terceirizados.
É importante ressaltar que o abono será pago em razão das sobras de recursos do Fundeb-Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e, de acordo com a legislação do Fundo, o benefício é exclusivamente para os/as trabalhadores/as da ativa.
Os Agentes de Suporte Educação e ASEs, com menos de 30 dias de trabalho, receberão um abono de R$ 1,5 mil como os demais servidores públicos estaduais.
Para Noêmia Simonassi, integrante da Direção Executiva do SINDIUPES ” o abono é importante para a categoria porque ameniza as dificuldades geradas pelo alto custo de vida, porém a luta do SINDIUPES é para garantir aumento real nos salários e valorização na carreira para todos os trabalhadores e trabalhadoras da Educação, tanto da ativa quanto aposentados”.