Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Rede Santa Leopoldina – Prefeito atende SINDIUPES e Projeto de Reforma do IPSL é retirado de votação na Câmara

Seta
08/04/2025
Por Comunicação

Prefeito Fernando Castro Rocha, diretora  Lorraine Rangel, vice prefeito Valdemar Luiz Horbelt Coutinho, diretora Maria da Penha Santana Prasser, secretário de Administração Mike Muller Stange, em reunião no dia 01/04.

A luta permanente do SINDIUPES tem garantido importantes avanços na Pauta de Reivindicações da Rede Municipal de Santa Leopoldina, como resultado do diálogo e atuação intensa dos representantes do sindicato junto à Administração.

Uma das grandes conquistas para a categoria neste mês de abril é a retirada da pauta de votação do Projeto de Lei (PL) Complementar 001/2022, que trata da Reforma do IPSL/Instituto de Previdência de Santa Leopoldina.

De autoria do Executivo, o PL foi elaborado com base no modelo do Estado, porém continha pontos prejudiciais tanto para os/as professores/as quanto para demais servidores/as municipais, principalmente em relação às regras de transição nos critérios de idade e pontuação.

Diretora Lorraine Rangel na Tribuna Livre em sessão da Câmara de Vereadores, dia 02/04

O PL seria votado no dia 02/04 (quarta-feira) na Câmara de Vereadores, porém com a intervenção da Coordenadora da Região Serrana/SINDIUPES, Lorraine Rangel, que usou a Tribuna Livre na Câmara para a fazer a defesa da categoria, o PL foi retirado da pauta para o Executivo verificar a possibilidade de alterações.

Também no dia 02/04 -, as diretoras Lorraine Rangel e Maria da Penha Prasser já haviam protocolado na prefeitura documento preparado pelo Jurídico do SINDIUPES, respaldando as argumentações do sindicato. Após reunião com a Administração Municipal, no dia 01/04, as reivindicações da categoria foram acolhidas.

Outras reivindicações tiveram importantes encaminhamentos após o diálogo com o prefeito Fernando Castro Rocha, o vice prefeito Valdemar Luiz Horbelt Coutinho e o ⁠secretário de Administração Mike Muller Stange.

Confira as informações sobre os pontos discutidos:

Piso Salarial Profissional Nacional
O município se comprometeu com o SINDIUPES a formar uma comissão até o mês de junho com participação de representantes da Procuradoria, Secretarias de Educação, Finanças e Recursos Humanos e Sindiupes. O objetivo é reestruturar a Tabela de Vencimentos do Município.

A decisão foi tomada pelo prefeito que atendeu a essa demanda após o SINDIUPES informar que a defasagem salarial do magistério chega a 50,15% do magistério.

Auxílio alimentação
O Sindicato reivindica a regularização dos valores do auxílio porque o Magistério recebe menos que os demais servidores/as municipais. O prefeito sinalizou que pretende resolver essa situação no próximo reajuste.

Extensão da carga horária
Na Rede de Santa Leopoldina, os/as profissionais só podem estender até 40 horas.  A reivindicação é para estender até 50 horas.

O prefeito solicitou ao sindicato uma proposta com modelo usado em outros municípios que avançaram nesse ponto.

Com mobilização, compromisso e diálogo, o SINDIUPES segue avançando na defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as em educação!

Categoria(s): Santa Leopoldina

Ultimas Notícias

Avisos