EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA
A Direção do SINDIUPES foi recebida em audiência pelo gabinete da vereadora Raphaela Moraes para dialogar sobre o projeto protocolado pela parlamentar, que tratava de “Instiuir a obrigatoriedade do uso de microcâmeras de uso pessoal pelos professores da Serra ”.
Informamos que o projeto é, totalmente, inoportuno e criou uma enorme repercussão negativa na base da categoria, o que levou uma vereadora a solicitar o arquivamento do projeto.
Em diálogo com a vereadora, os diretores Gean Carlos Nunes e Paulo Loureiro informaram que há muitas prioridades no município, como laboratórios de informática, abertura de mais sala de aulas, novas unidades escolares, bibliotecas, entre outros investimentos que a Rede Municipal carece, para além dessas câmeras.
O Sindicato ressaltou que, no entendimento da categoria, tal projeto serviu apenas para intimidar o/a professor/a que se sentiu vigiado e insultado pela forma como o projeto foi apresentado.
De acordo com os diretores sindicais, o diálogo com a vereadora foi importante e benéfico. Colocamos uma entidade à disposição para debater qualquer projeto que traga impacto à Educação, destacando que a Diretoria do SINDIUPES deve ser consultada antes da apresentação de projetos de leis, no sentido de caminhar junto com os anseios da categoria e sempre ancorado nas pautas e nas reivindicações dos/as professor/as e demais trabalhadores/as em educação.
O Plano Nacional de Educação (PNE), a LDB-Lei de Diretrizes e Bases e a Lei do Piso são nossas diretrizes e nosso norte.
Seguimos na luta em defesa dos/as trabalhadores/as em educação¹