O SINDIUPES realizará no dia 5 de julho a Reunião de Aposentadas/os da Rede Municipal de Vitória com os objetivos de avaliar a situação da categoria, após mais de dois anos da famigerada reforma da Previdência, e reafirmar as ações do sindicato para a defesa de direitos e apoio às/aos aposentadas/os.
Organizada pelo Coletivo de Vitória, a reunião está marcada para acontecer das 14h às 16h30, no auditório do SINDIUPES, localizado à Rua Gama Rosa, 216, Centro, em Vitória.
Desde 2021, com a perversa Reforma da Previdência da atual Administração Municipal, as/os aposentadas/os, que tanto contribuíram durante longos anos de trabalho, enfrentam o desconto indevido nos seus salários.
Com a implantação da Lei 9.720 em maio de 2021, o/a servidor/a, que trabalhou a vida inteira para se aposentar e que recebe acima do salário mínimo, está sendo obrigado a pagar até 14% de imposto sobre seus salários, o que vem acarretando grandes prejuízos financeiros.
Diante da injusta taxação das/os aposentadas/os, o SINDIUPES vem buscando vários caminhos para contestar a Lei da Reforma, como Ação Jurídica, requerimentos junto ao governo municipal e à Câmara de Vereadores, audiências, atos públicos e outras mobilizações.
Perdas
A Reforma representou para o/a servidor/a aposentado/a a perda de parte do seu salário que, em alguns casos, corresponde à única renda da família e isso traz sérias consequências para a sua qualidade de vida.
Para quem trabalhou durante toda a vida e, ao final, ter que receber benefícios com valores menores, tal medida representa uma crueldade com impactos graves na saúde mental da categoria.
Por isso, além das negociações junto ao governo muncipal ae os encaminhamentos jurídicos, o SINDIUPES vem desenvolvendo uma série de ações em apoio à categoria, como a ampliação de convênios principalmente nas áreas de saúde para garantir atendimento especializado.
A posição do SINDIUPES é intensificar a luta para defender os direitos da nossa categoria, mobilizando tanto as/os aposentadas/os como os/as trabalhadores/as em educação da ativa que, futuramente, serão prejudicados em sua aposentadoria.
Por isso, você que é aposentada/o, participe da Reunião organizada pelo Coletivo de Vitória no dia 5 de julho e ajude a fortalecer essa importante luta!